Nesta sexta-feira (04), durante solenidade marcada para 11h, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) recebe os 28 novos leitos construídos numa maternidade – dentro do Hospital do Açúcar – que irá atender exclusivamente as parturientes do Sistema Único de Saúde (SUS).  O evento contará com a presença do prefeito Rui Palmeira, do secretário municipal de Saúde, Jaelson Gomes e do diretor-presidente do Hospital do Açúcar, Edgar Antunes Neto.

A parceira entre a SMS e a unidade hospitalar teve o incentivo do Ministério da Saúde, com o intuito de melhor atender às necessidades de saúde dos maceioenses e alagoanos. Os novos leitos, destinados a casos de baixa e média complexidade, integram as ações do Programa Maceió Mais Saúde, lançado pela Prefeitura de Maceió, com investimentos na ordem de R$ 12 milhões.

 “Um dos nossos objetivos é aumentar a oferta e melhorar a atenção na assistência materno-infantil na capital alagoana. Os hospitais Santo Antônio e Nossa Senhora de Fátima também terão a quantidade de leitos ampliada para 50 e 26 vagas, respectivamente”, explica o secretário.

Inaugurada a ala, a previsão é atender 400 parturientes por mês, além de gerar um redimensionamento das unidades hospitalares do serviço público, destinando a Maternidade Santa Mônica e o Hospital Universitário prioritariamente às gestantes de alto risco.

A maternidade oferecerá também um espaço dedicado às lactantes, com boxes que irão compor enfermarias de no máximo três leitos, cada enfermaria com seu banheiro individualizado. O espaço construído integra uma área de 615m². Todos os novos leitos foram regulados pelo Complexo Regulador de Atendimento (Cora) do município de Maceió.