Na manhã desta quinta-feira (3), a quadra de esportes da cidade de Lagoa da Canoa recebeu centenas de agricultores, que participaram do 1º Encontro de Agricultores Familiares e Produtores Rurais do município. O evento ainda contou com a participação de representantes de entidades como Prefeitura, Câmara de Vereadores, Banco do Nordeste, Banco do Brasil, MDA, Seagri, Conab, Codevasf, Emater e Sebrae.
Um dos objetivos do Encontro foi levar orientações sobre os programas e ações que os agricultores são contemplados, mas, que muitas vezes não são utilizam por falta de conhecimento. O encontro dos agricultores foi realizado por meio de uma solicitação do secretário municipal de Agricultura, Paulo Aguiar, ao prefeito Álvaro Melo (PMDB), que não tem medido esforços para beneficiar o setor. Somente nos primeiros 9 meses de sua gestão, Álvaro Melo conseguiu angariar importantes investimentos para a agricultura familiar canoense.
O Encontro foi aberto, oficialmente, pelo prefeito, que falou de seu compromisso antigo com a agricultura. “Não estou aqui como o prefeito, mas como um técnico da Emater que, durante 30 anos, trabalhou em vários municípios de Alagoas, sempre em prol dos agricultores familiares, pessoas que jamais deixarei desamparadas”, disse Álvaro.
Durante o evento, agricultores beneficiados pela Resolução 4212 do Governo Federal, receberam comprovantes de quitação dos débitos junto ao Banco do Nordeste do Brasil (BNB). Em alguns casos a dívida foi 100% quitada, enquanto em outros casos os agricultores saldaram a dívida pagando apenas 20% do total. O benefício foi mais uma conquista do prefeito Álvaro Melo que, assim que tomou posse, ficou preocupado ao ver que centenas de agricultores do município estavam devendo ao banco e sem condições de contrair empréstimos para administrar seus negócios.
Uma das agricultoras beneficiadas foi Ruth Rodrigues, que devia R$ 2.500 ao banco, mas teve a dívida totalmente quitada. “Agora estou dormindo mais tranquila, pois sei que não devo mais ao banco. O melhor é que agora voltei a ter linhas de financiamento à minha disposição”, comemorou a agricultora.
Ainda dentro da programação, o público presente acompanhou várias palestras, entre elas: A Horticultura na Agricultura Familiar, ministrada pelo técnico do Sebrae, Humberto Sant’Anna; Arranjos Produtivos da Mandioca (Nelson Vieira - gestor da APL); Programa Alagoas Mais Leite (Renato Carvalho - coordenador do programa em Alagoas); Os Programas da SEAGRI para o Agreste Alagoano (Carlos Henrique Amorim - secretário adjunto da SEAGRI), além de uma palestra sobre a empresa de tabacos, Ermor Tabarama, recentemente instalada no município.
INVESTIMENTOS
A agricultura familiar do município de Lagoa da Canoa tem recebido importantes investimentos nos últimos meses. Somente na gestão do prefeito Álvaro Melo, o município foi contemplado com 2 tratores equipados com arado, carroção e tanque d’água; inclusão de Lagoa da Canoa na condição de município em situação de emergência por conta da seca; implementação do programa de sementes; e uma motoniveladora para manter as estradas vicinais em boas condições, facilitando assim o escoamento da produção. O município ainda está prestes a receber 6 caminhões pipas locados pelo governo do Estado, que irão abastecer a zona rural, além de outros 2 tratores de pneu.

Interior










