Nesta segunda feira, dia 30 de setembro, a Secretaria de Saúde da Prefeitura da Barra de Santo Antônio promoveu uma ação de prevenção ao câncer bucal em parceria com o CESMAC, que foi realizada no Ginásio Augusto Farias.

O objetivo foi a prevenção ao câncer de boca e o combate ao fumo, uma de suas principais causas. Uma equipe de estudantes de odontologia realizou atendimento odontológico, antes de serem submetidos a uma avaliação por técnicos na área, a população participou de uma palestra sobre a higienização da boca e receberam um kit contendo 01 escova dental e 01 creme dental. Caso fosse detectada alguma alteração, imediatamente a pessoa seria encaminhada para realização de mais exames.

Para a Vice Presidenta do Conselho Municipal de saúde do município, Andréia Alves, o importante é prevenir. “Não apenas contra o câncer, mas também no combate de diversas outras doenças, a prevenção sempre foi e será o melhor caminho”, frisou.

“A ação quer chamar a atenção da população para o câncer bucal que tem uma alta incidência no Brasil. As pessoas devem fazer o auto-exame e consultar regularmente o dentista. Caso sintam alguma alteração, algum inchaço, ferida ou manchas, devem procurar o mais rápido possível um dentista”, declarou a coordenadora de saúde bucal, Dra. Laura Saraiva.

“Essa iniciativa é muito interessante. Eu vi pela televisão sobre o câncer de boca, e já pensava em fazer o exame. E hoje, passando pelo posto de saúde soube da ação e vim para o ginásio. Essa prevenção é muito importante.”, declarou Sandra Maria dos Santos, munícipe atendida pela equipe.