Um dos maiores municípios do Estado, com aproximadamente 55 mil habitantes, segundo o último censo do IBGE, e uma economia sólida, baseada na exploração de petróleo e de gás natural; na indústria canavieira e na produção de cimento, São Miguel dos Campos, localizado a 63 quilômetros de Maceió, comemora, hoje, 149 anos de emancipação política.

A programação festiva foi iniciada às 8h deste domingo, em frente à Igreja Matriz de Nossa Senhora do Ó, com o hasteamento das bandeiras, seguido de uma Missa em ação de graças. Durante todo o dia aconteceram atividades cívicas e culturais, com inaugurações, desfile cívico-escolar e apresentações de bandas filarmônicas, inclusive de municípios vizinhos.

Numa fala rápida, antes da celebração religiosa, o senador Fernando Collor e o prefeito da cidade, George Clemente, citaram as principais dificuldades da região, entre as quais, a situação das rodovias. Presidente da Comissão de Infraestrutura do Senado, Collor destacou a importância da BR 101, que passa por São Miguel, facilitando o escoamento da produção.

No entanto, o senador obsevou, também, o esgotamento de sua capacidade e a má conservação da rodovia federal, que há algum tempo teve as obras de duplicação iniciadas pelo governo federal, mas tiveram que parar por causa de problemas diversos, na execução. O senador lembrou a luta que travou, recentemente, com o Tribunal de Contas da União (TCU) e com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes e Trânsito (DNIT), para que a obra fosse retomada.

“Essa BR é de grande importância para o município de São Miguel dos Campos. Sua duplicação vai revitalizar e beneficiar o comércio, a indústria, e todos os segmentos sociais e econômicos desta região. Ela estava travada, mas já destravou”, afirmou o senador, dizendo que continua acompanhado, em Brasília, o andamento do processo relativo à obra, que agora espera uma nova licitação, para ser retomada.

O prefeito George Clemente destacou o apoio que tem recebido da bancada federal e aproveitou a presença do senador Fernando Collor para agradecer seu empenho em defesa das causas do município.