A Prefeitura de Traipu implantou nesta quinta-feira (26) quatro pontos do Telessaúde, sistema digital de informação que auxilia o médico em seu trabalho. Recebem o equipamento as Unidades Básicas de Saúde (UBS) 13 de Maio e COHAB, que ficam na cidade, e outras duas localizadas nos povoados Santa Cruz e Olho d’Água da Cerca. A ação busca melhorar a qualidade e a agilidade no atendimento aos pacientes da atenção básica do Sistema Único de Saúde (SUS), reduzir custos com deslocamentos e fixar profissionais de saúde nesses locais.

Traipu agora faz parte do Telessaúde Brasil Redes, instalada em municípios de mais de dez estados do Brasil. O sistema permite que os profissionais da saúde do município acessem serviços de Teleassistência, através do qual consultam outros profissionais da área, e de Teleducação, pelo qual são ofertadas aulas, cursos e conferências promovidas por uma equipe de gestores da saúde, de instituições formadoras de profissionais da saúde e dos serviços do SUS.

“Iniciar esse trabalho é como o desafio de uma novidade a ser conquistada. Agora nós temos essa ferramenta para aproveitar o conhecimento mais atualizado do mundo. A tecnologia do Telessaúde vai funcionar como uma ponte  para os profissionais da saúde buscarem e oferecerem soluções apropriadas para os problemas de nossa população. O Telessaúde é um meio para potencializar o serviço que já temos”, pontua a prefeita Conceição Tavares.

Com o sistema, os médicos e demais profissionais da saúde podem consultar informações médicas para aperfeiçoar diagnósticos e proporcionar um melhor tratamento aos pacientes. Da mesma forma, os profissionais de Traipu utilzarão o sistema para transmitir sua experiência e auxiliar médicos de outros municípios.

De acordo com Etinho Dias, secretário Municipal de Saúde, os Pontos do Telessaúde em Traipu foram selecionados após visitas às UBSs do município e após pesquisas sobre o dia a dia e as necessidades do trabalho de cada grupo do Programa Saúde da Família (PSF). “Agora os nossos profissionais podem consultar outros da mesma área por meio desses instrumentos de telecomunicação bidirecional. Eles esclarecerão dúvidas sobre procedimentos clínicos, ações de saúde e questões relativas ao processo de trabalho”, explica o secretário.

Os servidores que utilizarão o equipamento participaram de uma formação nesta quinta-feira (26), no prédio da Câmara de Vereadores. Na ocasião, técnicos explicaram como funciona o sistema de informação e sua aplicação no atendimento dos pacientes da rede municipal de saúde. O sistema passa a ser utilizado já a partir desta semana.