O Encontro Nacional de Contas Regionais e XXI Encontro Nacional do PIB dos Municípios, organizado pela Secretaria de Estado do Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplande), teve sua abertura realizada na manhã desta segunda-feira (23), no Hotel Radisson. Até a próxima sexta-feira (27), o evento vai reunir técnicos de todas as unidades da federação para discutirem metodologias para coleta de dados, técnicas referentes à validação dos números do Produto Interno Bruto (PIB) dos municípios, entre outros temas pertinentes ao tema.

Os participantes do evento, entre eles membros do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e representantes de instituições responsáveis pelo cálculo das contas regionais e municipais em todo o País, vão apresentar e debater a Base 2002 e Nova Base 2010 das Contas Regionais. A discussão sobre as novas formas de calcular dados que vão medir o posicionamento dos estados e municípios, de um ano para o outro, referente ao acréscimo ou decréscimo do PIB, além de mensurar a riqueza de cada local, é um dos momentos mais esperados pelos técnicos.

Na abertura do evento, o secretário do Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes, ressaltou a relevância do encontro e lembrou o trabalho que Alagoas tem feito em relação às contas públicas.

“É com muita satisfação que o Governo de Alagoas apoia uma iniciativa como essa, afinal de conta, é com o trabalho desses técnicos que nós tomamos conhecimento sobre a conjuntura do nosso País”, afirmou Luiz Otávio. “Alagoas não só reconhece esse papel como corrobora com a sua utilidade, aproveitando benefícios dessas técnicas para aprimorar sua gestão. Prova disso foi a retomada da credibilidade do nosso Estado, ao ter reestabelecido a suas contas públicas”.

Segundo o secretário, graças a essas mudanças, Alagoas conseguiu ao longo do atual governo contrair empréstimos responsáveis pela sua transformação social e econômica. “Conseguimos recursos que serão aplicados na área de infraestrutura logística para o turismo e a viabilização de um projeto edificado na junção de nove secretarias onde trabalhamos a questão da educação, da saúde, da inclusão produtiva”, ressaltou o secretário. “Tudo isso para que o alagoano possa melhorar sua qualidade de vida”.

De acordo com o coordenador de Contas Nacionais do Conac/IBGE, Roberto Luis Ramos, o encontro vai marcar a fase de mudanças que acontecerão na metodologia que envolve o cálculo das contas. “As contas nacionais estão se atualizando e, consequentemente, isso terá impacto regional. Serão feitos aperfeiçoamentos e é nessa oportunidade que orientaremos as equipes de todo o País”, afirmou Ramos. “Nesse momento nos deparamos com o desafio de saber aonde podemos ir, e só quem pode saber são as pessoas que trabalham conosco e têm a visão local”.

Roberto Luis Ramos chamou atenção ainda para a coordenação do encontro, formada pela equipe da superintendência da Produção da Informação e do Conhecimento, da Seplande. “Todo o apoio que recebemos da equipe coordenada pelo diretor de Estatística e Indicadores da Seplande, Ilmo Gallindo, transparece nesse encontro”, disse ele. “Quando encontramos um ambiente integrado, as coisas fluem com certa facilidade. Isso é extremamente importante para o projeto”.