Cerca de 90 mães das cidades de Major Izidoro, Cacimbinhas, Quebrangulo, Maribondo e Anadia recebem atendimento, nesta quinta-feira (18), do mutirão para reconhecimento de paternidade promovido pelo Projeto Cidadania e Justiça na Escola. A ação, que acontece no Fórum da Comarca de Palmeira dos Índios, a partir das 8h, possibilita que as mães tenham a comparação do material genético da criança ao do suposto pai, através de coleta sanguínea realizada por equipe médica especializada.
A comparação do material genético agiliza a resolução dos processos de reconhecimento de paternidade dos referidos municípios, dando oportunidade às mães que não possuem condições financeiras para a realização do exame de DNA. Na ocasião, todas as partes são convocadas a comparecerem às sessões de coleta. Os resultados são entregues no período aproximado de um mês.
Além da coleta de material genético, o PCJE, que é coordenado pela desembargadora Nelma Padilha, leva até as escolas municipais Gerson Jatobá, às 9h da manhã, e Marinete Neves, às 14h30, palestras sobre violência e drogas, direcionadas a crianças com faixa etária entre 12 e 15 anos, e ministradas pelos magistrados Alexandre Machado e Isabelle Coutinho, que atuam na Comarca de Palmeira dos Índios.
No período da noite, o Programa leva até Palmeira dos Índios uma sessão pública de cinema, através do projeto Cine Esmal, que acontece na Praça da Independência, a partir das 19h30, com a exibição do filme nacional Até que a Sorte nos Separe. A sessão conta com pipoqueiro e 200 cadeiras, estas disponibilizadas pela Prefeitura do município.
Curso para Servidores
Durante o mutirão, a Coordenação de Cursos da Escola Superior da Magistratura de Alagoas realiza curso direcionado aos servidores daquela Comarca e das unidades judiciárias vizinhas, com o tema Ética no Trabalho, cujo propósito é a capacitação e o aperfeiçoamento dos mesmos. O curso é ministrado pelo juiz Paulo Zacarias da Silva e acontece de 8h as 12h, no Fórum de Palmeira dos Índios.









