A Prefeitura Municipal de Traipu teve mais um projeto da Secretaria Municipal de Educação aprovado pelo governo federal. Desta vez, o município conseguiu assegurar verba para construir uma creche de tempo integral. O espaço será edificado próximo ao portal de entrada do município e deve atender cerca de 240 crianças.
O secretário Municipal de Educação, Nilson Barros, irá até Brasília no dia 23 de setembro para participar de uma reunião na sede do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e, na ocasião, obterá mais informações sobre a data de liberação do recurso para construção da creche e sobre os prazos de início e conclusão da obra. Para a prefeita Conceição Tavares, o importante é que o projeto já foi aprovado e em breve a prefeitura terá como ajudar ainda mais as famílias de Traipu.
O projeto arquitetônico da creche de tempo integral contempla cinco blocos. Um deles é direcionado para as crianças de até três anos de idade, tem fraldário, sanitário, áreas de atividades, de repouso, de alimentação e solário. O segundo bloco é o da pré-escola, destinado às crianças de quatro e cinco anos, ele tem espaço de atividades, solário, sala de informática e de repouso.
Os outros blocos servem de complemento e auxílio para o desenvolvimento dessas e de outras atividades. Também estão previstos no projeto um pátio coberto, uma área externa para playground, uma torre de água e um estacionamento. “É importante lembrar que faremos essa estrutura totalmente adaptada para as pessoas com deficiências físicas”, explica Nilson Barros.
Segundo o secretário, outro projeto de construção de creche de tempo integral já foi enviado ao FNDE e deve beneficiar, no próximo ano, a zona rural do município. “Já estamos trabalhando para esse projeto ser aprovado até o ano que vem. Com a aprovação, faremos um estudo de onde há mais demanda na zona rural para definir a localização da creche”, disse Nilson Barros.
Para a prefeita Conceição Tavares, a instalação das creches e pré-escolas é indispensável para melhorar a qualidade da educação no município, é investimento em capital humano. “Ao garantir o acesso de nossas crianças às creches e pré-escolas em tempo integral estamos proporcionando o desenvolvimento físico, psicológico, intelectual e social delas. Além disso, quando as crianças estão nas creches, os pais têm mais condições para trabalhar”, pontua a prefeita.










