O Hospital Geral do Estado (HGE) passa a contar com uma unidade satélite do Centro de Patologia e Medicina Laboratorial (CPML), que atenderá exclusivamente aos pacientes do estabelecimento hospitalar. Na manhã da terça-feira (17), o secretário de Estado da Saúde, Jorge Villas Bôas, acompanhado da diretora do HGE, Verônica Omena, visitaram as dependências do laboratório.
A partir de agora, a realização de exames de diagnóstico serão realizados com maior agilidade, segundo destacou o titular da pasta da Saúde estadual. “A instalação da unidade satélite é mais uma ação do HGE para melhorar a assistência aos usuários, como também reduzir o tempo de entrega dos exames. Estamos fazendo uma série de ações para melhorar os serviços na maior emergência do Estado, visando atender com mais eficiência os alagoanos”, ressaltou Jorge Villas Bôas.
A Unidade Satélite é um espaço que pertence ao laboratório da Universidade de Ciência da Saúde de Alagoas (Uncisal), que passará a atender apenas os pacientes do HGE. O gerente-geral do laboratório, Zenaldo Porfírio, explicou que o resultado dos terá seu tempo reduzido.
“Diariamente são coletados 1500 exames e os resultados serão entregues em duas horas, contadas a partir do momento da coleta”, explicou. Para isso, entre quatro a cinco funcionários estarão trabalhando por turno, visando coletar o material destinado ao exame.
Reunião
Ainda nesta terça-feira (17) o secretário Jorge Villas Bôas participou de uma reunião com os diretores do HGE. No encontro, foram apresentadas as ações que estão sendo viabilizadas na unidade hospitalar, visando melhorar a assistência aos pacientes.