Juazeiro do Norte, Os devotos de Nossa Senhora das Dores de todo o Nordeste, inclusive mais de 1 mil pessoas vem da cidade da zona da mata alagoana Murici, chefiada pelo prefeito Remi Calheiros(PMDB), que participou do grande dia. Domingo(15), aconteceu ás 17 horas, a procissão com mais de 80 mil pessoas saiu às ruas da cidade de Juazeiro do Norte para louvar à santa, no cortejo de encerramento da Romaria da "Mãe das Dores".
A festa abriu o calendário do ciclo das grandes romarias na cidade, com mais de 400 mil pessoas, segundo estimativa da igreja. Desde o último dia 10, romeiros começaram a chegar na cidade.
Ao meio-dia, foi realizada a tradicional missa de despedida dos romeiros, dentro da programação da festa, momento em que acontece a bênção dos objetos, com comoção do público, que lota às dependências da Basílica Santuário de Nossa Senhora das Dores.
A grande quantidade de romeiros do Estado de Alagoas chama a atenção. Segundo o pároco da Basílica, Joaquim Cláudio, é muito comum durante esta romaria a presença dos alagoanos, principalmente de Murici, por toda a cidade. Além da própria Basílica Santuário, o Horto, Santuário dos Franciscanos, Capela do Socorro e Salesianos, durante a época de romarias são locais que passam a ser os principais pontos de peregrinação dos romeiros do Padre Cícero e da "Mãe das Dores".
Há vários anos vindo a Juazeiro do Norte, a romeira Maria José dos Santos, afirma que já alcançou muitas graças e vir ao local é sempre um motivo de alegria. "Essa é uma terra abençoada", diz. Já alagoana de Murici, Cecília Maria de Sousa, aproveita para fazer a peregrinação pelas principais igrejas, e se possível, participar das celebrações, além de pagar promessas. "É sempre uma grande alegria poder estar aqui. Uma oportunidade que temos de rezar e pedir por dias melhores na nossa vida, com saúde", afirma.
A despedida da romaria de Nossa Senhora das Dores, mais uma vez causou emoções nos milhares de romeiros de Murici que estiveram na cidade de Murici. O evento que acontece sempre ao meio dia do dia 15 de setembro é conhecida como à benção do chapéu que contou com a presença do prefeito Remi Calheiros(PMDB) e também de sua mãe, dona Ivanilda Vasconcelos Calheiros, com mais de oitenta anos que todos os anos participa da festa atividamente.
O prefeito Remi Calheiros há anos que participa com os romeiros de Murici da benção do chapéu e mais uma vez se emocionou ao lado de sua esposa, Soraia que pediam proteção para todos retornarem as suas casas em Murici.
"Não tem quem não emocione, é algo muito forte, a cada cântico, onde sentimos a expressão de felicidade que sai do coração de cada romeiro, " disse o peemedebista Remi Calheiros, devoto do Padim Ciço.
acesse>twitter@Bsoutomaior

