A prefeita de Cajueiro, Lucila Toledo, se reúne neste sábado (14) com prefeitos e secretários de saúde dos municípios do Vale do Paraíba para retomar as discussões a respeito da criação do Consórcio Público Intermunicipal da Saúde na região.

O objetivo da reunião é expor a atual situação que se encontra a saúde nos municípios da 4ª região, e buscar a cooperação intermunicipal e adoção de políticas públicas que contemplem as necessidades regionais buscando a solução com a criação do consórcio público para diminuir os problemas que são comuns nos municípios.

Nos dias 14 e 15 de agosto a prefeita Lucila Toledo, representantes dos municípios de Capela, Viçosa e Atalaia e técnicos da Sesau, estiveram no município de Sumé, na Paraíba para conhecer um modelo de consórcio público na área da saúde que funciona a cerca de quinze anos. O Consórcio Intermunicipal da Saúde do Cariri Ocidental (Cisco) que conta a participação de 16 municípios do Cariri Ocidental na Paraíba, ofertando 19 especialidades e procedimentos de média e alta complexidade.

A proposta do Consórcio Intermunicipal de Saúde na 4ª Região de Saúde tem como propósito, ofertar ações e serviços de saúde de qualidade e facilitar o acesso aos usuários do Sistema Único de Saúde, dos municípios que compõem a região do Vale do Paraíba que conta com uma população de aproximadamente 140 mil habitantes.

O encontro acontecerá na Chácara Lagoa Azul em Marechal Deodoro, às 10 horas da manhã, com participação dos prefeitos e secretários de saúde dos nove municípios da região: Cajueiro, Atalaia, Capela, Viçosa, Mar Vermelho, Pindoba, Chã Preta, Paulo Jacinto e Quebrangulo. Também estarão presentes no encontro 15 prefeitos e secretários de saúde que formam o Consórcio Intermunicipal da Saúde do Cariri Ocidental (Cisco), que passarão suas experiências a respeito do tema. A reunião contará ainda coma presença do Governador de Alagoas, Teotônio Vilela Filho, do Vice-governador José Thomaz Nonô, do Presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas deputado Fernando Toledo e do Secretário de estado da saúde Jorge Villas Boas.