Há exatos 30 anos, o Salão Internacional de Frankfurt apresentava a versão final do Sport Quattro, um cupê esportivo com uma revolucionária tração nas quatro rodas. Pois, este ano, a marca trouxe para o evento o legítimo sucessor do Quattro, na forma de conceito.
O desenho foi completamente atualizado, mas manteve as características que consagraram o modelo no passado, frente longa e traseira curta. O Audi Quattro original, depois de ser mostrado em Frankfurt, ganhou fama nas provas do Campeonato Mundial de Rally. Seus 306 cv de potência máxima, aliados a uma série de inovações tecnológicas, ganhou o mundo. Foram vendidas mais de 5 milhões de unidades.
Novo e híbrido
Como praticamente todos os conceitos mostrados em Frankfurt este ano, o Sport Quattro é um modelo híbrido plug-in. A combinação de um poderoso 4,0L V8 de 560 cavalos de potência com um motor elétrico gerou uma potência final de 700 cv e um torque máximo de estupendos 81 kgfm (praticamente um trator). O consumo de combustível pode chegar a 40 km/l. Algo que nenhum carro à venda no Brasil hoje consegue fazer.
O Audi Quattro impressiona também pelos números de desempenho. O modelo é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 3,7 s e atingir uma velocidade máxima de 305 km/h.
A Audi não fala em produção do novo Quattro, mas se depender da reação do público, a marca deveria começar a produzi-lo desde já.