Os médicos cubanos vinculados ao Programa Mais Médicos, do Governo Federal, chegam a Alagoas neste sábado (14) e domingo (15). O grupo desembarca no estado após três semanas de treinamentos organizados pelo Ministério da Saúde. No sábado, são esperadas quatro médicas, vindas do polo de treinamento de Brasília. O desembarque no Aeroporto Zumbi dos Palmares está previsto para as 12:35 da manhã.
No domingo, a previsão de chegada dos 18 cubanos e de outros dois estrangeiros é de 10:50 da manhã. A comitiva será recepcionada pelas apoiadoras do MS em Alagoas, por secretários municipais de Saúde, representantes do COSEMS e SESAU.
Todos serão encaminhados ao hotel, onde aguardarão o início da semana de acolhimento, que acontecerá de 17 a 19 de setembro, no auditório Arthur Ramos, localizado no prédio da Sesau.
A oficina de acolhimento no Estado está sendo preparada pelo Ministério da Saúde, em parceria com Conselho de Secretarias Municipais de Saúde – COSEMS – e com Secretaria de Estado da Saúde – SESAU. A atividade tem o propósito de apresentar aos médicos os indicadores de saúde do estado, perfil epidemiológico, as especificidades de saúde regionais, entre outros pontos relacionados ao SUS alagoano.
No dia 20 de setembro os médicos serão encaminhados aos municípios onde vão atuar. Neles as secretarias municipais também prepararam uma programação de apresentação dos indicadores e perfis epidemiológicos locais. Os profissionais só iniciarão os trabalhos após a autorização para exercer a medicina, emitida pelo Conselho Regional de Medicina (CREMAL), que aguarda encaminhamento de documentação enviada pelo Ministério da Saúde.