Dois servidores contratados da Prefeitura de Traipu, sendo um da Secretaria Municipal de Saúde e outro da Educação, procuraram a reportagem do CadaMinuto para denunciar algumas irregularidades praticadas pela prefeita Maria Conceição Tavares. Os servidores, que preferiram não revelar seus nomes, alegaram que estão há mais de três meses com os salários atrasados e as dívidas com as despesas familiares não param de crescer.
Um deles afirmou que existem servidores contratados e comissionados da Educação com até 4 meses de salários em aberto. Ainda segundo o servidor, a falta de pagamento também se estende aos donos de veículos que prestam serviço ao transporte escolar do município. Esses prestadores de serviço também estão com 4 meses sem receber.
“Estamos sobrevivendo às duras penas. Não sei o que é pior, se é ficar desempregado ou estar trabalhando e no final do mês não poder contar com o salário”, desabafou o servidor.
As denúncias ainda dão conta que vários proprietários de residências alugadas ao Município também estão sofrendo com o atraso no pagamento dos aluguéis. Segundo os servidores, o comércio da cidade encontra-se “quebrado”, uma vez que muitos fornecedores de produtos e serviços estão sem receber, assim como os servidores contratados e comissionados.
Saúde prejudicada com ambulâncias paradas
Há informações que na Saúde todas as ambulâncias estão paradas e sem condições de circular, prejudicando assim o transporte de pacientes para outras cidades como Arapiraca e Maceió.
O secretário de Saúde do município, Wegnton Dias, foi procurado pela nossa equipe de reportagem e confirmou o sucateamento dos veículos. “Assim que assumimos nos deparamos com veículos sucateados e, por conta da diminuição nos repasses federais, não conseguimos renovar a frota”. Ao ser questionado sobre a previsão para a situação ser regularizada, o secretário garantiu que duas ambulâncias voltarão a circular nesta quarta-feira (11) e a outra no próximo sábado (14).
Governo federal transferiu R$ 26 milhões à prefeitura
Dados divulgados pelo Portal da Transparência dão conta que de janeiro a julho deste ano, o governo federal transferiu recursos na ordem de R$ 26 milhões ao município de Traipu, não contabilizando os repasses oriundos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e ICMS.
Após contato com o secretário de Saúde, a assessoria de comunicação da Prefeitura de Traipu entrou em contato com a nossa equipe de reportagem e assegurou que o Município estará regularizando os salários dos servidores até esta quarta-feira (11).










