Estudantes e professores da rede pública de Traipu participam nesta terça-feira (10) da 1ª Conferência Municipal InfantoJuvenil pelo Meio Ambiente. O encontro debate o desenvolvimento sustentável e vai eleger o melhor projeto de sustentabilidade elaborado pelos alunos das escolas municipais. Entre as propostas, estão trabalhos de recuperação de fontes e nascentes.

A Conferência acontece no Ginásio Poliesportivo Municipal, o “Ribeirão”, e é realizada pelas Secretarias Municipais de Educação e de Meio Ambiente.  Desde o começo da manhã desta terça-feira, mais de 500 alunos estão reunidos discutindo o uso consciente dos recursos naturais. O evento ainda tem apresentações e palestras de apoio aos trabalhos.

A professora Telma Farias, coordenadora pedagógica de Ciências da Secretaria Municipal de Educação, explica que os projetos apresentados na Conferência participaram de uma seletiva nas escolas. Segundo a coordenadora, apenas um projeto será selecionado para participar da Conferência Estadual.

“Os projetos estão sendo apresentados e, ao final da Conferência, os próprios estudantes vão eleger o melhor, por votação. O projeto vencedor será apresentado em Arapiraca no dia 23 deste mês”, explica Telma. Um dos critérios para a escolha é a real possibilidade de execução do projeto. “Não adianta a gente ter um projeto que não poderá ser posto em prática. Eles devem ser executado”, pontua.

Um dos trabalhos, inscrito pela Escola Municipal Arthur Olímpio, propõe a recuperação das nascentes dos rios, através de programas de conscientização dos moradores de regiões em que há nascentes. Outro trabalho, produzido pelos estudantes da Escola Municipal Francisco Mangabeiras, visa reduzir o desperdício de água nas escolas, através da conscientização de funcionários e alunos e também da aquisição de melhores equipamentos para captação e armazenamento de água.

Para a prefeita Conceição Tavares, a presença de vários estudantes na Conferência revela o interesse dos traipuenses em promover o desenvolvimento sustentável. “Enquanto outros municípios realizam sua quarta conferência, Traipu ainda está na primeira, por causa do descaso dos antigos gestores. Mas isso não desanimou nossos estudantes, que apresentaram muitos projetos. E todos eles para o bem de Traipu, para ajudar a cidade a crescer. Isso é muito gratificante”, declara a prefeita.

Após passarem pelas etapas municipal e regional, os trabalhos inscritos pelos estudantes ainda  vão disputar com projetos de outros municípios alagoanos e, se aprovados, participarão da etapa nacional. A IV Conferência Nacional InfantoJuvenil pelo Meio Ambiente é realizada pelo Ministério da Educação e Cultura.