Três novas obras foram iniciadas pela Prefeitura Municipal de Traipu nesta semana. A prefeita Conceição Tavares assinou na quarta-feira (04) as ordens de serviço para construção de uma nova unidade básica de saúde, de uma cozinha comunitária e de uma academia municipal de saúde. As obras serão concluídas até o fim do ano e vão gerar mais de 200 empregos diretos e indiretos no município.
Com a assinatura das ordens de serviço, as empresas licitadas já podem iniciar as construções. “Há muitos anos não se fazia uma obra grande em Traipu. Agora estamos fazendo três, de uma vez, para beneficiar a população. Isso é mostra que a Prefeitura não está parada. Estamos trabalho, e muito, para fazer a cidade crescer”, declara a prefeita Conceição Tavares.
Duas empresas foram licitadas para as construções: a BLP Engenharia LTDA-ME e a Sansá Construções LTDA-ME. A primeira será responsável pela construção da cozinha comunitária e a outra pelos demais projetos. No total, as obras vão custar mais de R$ 630 mil. “O governo federal dá uma parte do recurso, mas a Prefeitura também está pagando as obras. Estamos investindo para desenvolver o nosso município, que ficou 12 anos esquecido”, afirma a prefeita.
A construção da cozinha comunitária era uma antiga demanda da população traipuense. “Finalmente conseguimos realizar esse sonho. E não há dúvidas de que esse projeto traz muitos benefício para o povo”, comenta a prefeita Conceição.
Já para o secretário Municipal de Saúde, Etinho Dias, a construção do posto de saúde e da academia se somam aos demais projetos da Prefeitura que visam melhorar a qualidade de vida do cidadão. “O posto de saúde é um local essencial para uma saúde pública de qualidade. Vamos construir uma nova unidade para atender melhor à população. E na academia teremos fisioterapeutas e educadores físicos para auxiliar nas atividades”, explica o secretário.
A previsão é de que as três obras fiquem prontas ainda em dezembro deste ano. “Estamos exigindo dos construtores o cumprimento dos prazos. Quanto mais rápido terminarmos essas obras, mais rápido conseguiremos trazer benefícios para o município. E esse é o objetivo da nossa gestão”, pontua Conceição.
EMPREGOS
O engenheiro Genilson Lisboa, representante da Sansá Cosntruções, é traipuense e ressalta que os empreendimentos vão movimentar a economia de Traipu. “Nas duas obras em que estamos participando serão gerados 40 empregos diretos e 132 indiretos, o que significa que vai entrar dinheiro na cidade”, informa. Somando com a cozinha industrial, mais de 200 empregos serão criados.
“Foi muito bom ganhar a licitação e retornar à minha terra natal para construir o posto de saúde e a academia, porque são projetos que beneficiam diretamente a população”, completa Lisboa. O engenheiro esteve em Traipu nesta quarta-feira (04) inspecionando o local das obras.
MAIS OBRAS
A Prefeitura de Traipu também vai construir uma creche de tempo integral. O projeto, elaborado pela Secretaria Municipal de Educação, já foi aprovado pelo governo federal e os recursos devem chegar nos próximos dias. “Quando o dinheiro entrar na conta da Prefeitura, vamos contratar uma empresa e iniciar as obras. O local já está definido e será mais um projeto que vai auxiliar o desenvolvimento da cidade”, declara Nilson Barros, secretário Municipal de Educação.
A creche será construída no Conjunto Habitacional Antônio Medeiros Neto, uma das áreas urbanas de Traipu em expansão. “Com a creche, as mães podem ir trabalhar sem medo, sabendo que seu filhos estão em um local seguro e iniciando os seus estudos. É algo que traz benefícios não só hoje, mas também para o futuro de Traipu”, destaca a prefeita Conceição Tavares.