Com a solenidade que marca o reconhecimento de Alagoas como zona livre da febre aftosa nesta sexta-feira, dia 06, às 9h, a Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA), juntamente com demais entidades do setor pecuário no Estado, destaca a relevância do momento. A solenidade acontece no Parque da Pecuária, no bairro do Trapiche da Barra, e contará com a presença do ministro da agricultura, Antônio Andrade.
De acordo com o presidente da CPLA, Aldemar Monteiro, a expectativa após 14 anos de planejamento e adequações para tornar esse momento realidade é um marco que representa o quanto o setor esteve envolvido para obter esse reconhecimento. “É uma grande vitória para a atividade do leite e principalmente para o pequeno produtor, pois é por meio de uma sanidade contínua de seus rebanhos que vai fazer gerar sua renda e melhorar geneticamente seu gado”, ressalta Monteiro.
A respeito da continuidade das ações ao manter Alagoas desde 1999 sem casos de febre aftosa — doença contagiosa cujo vírus afeta principalmente bovinos — o caminho, segundo o gestor da CPLA, é prosseguir com o desenvolvimento do setor. “Agora o trabalho é manter o controle de vacinações e vigilância, além de estabelecer um melhor intercâmbio com outros estados. Podemos agora trazer exposições e fazer animais com alto padrão genético, pois Alagoas é uma grande referência de matrizes”, avalia Monteiro.
Para celebrar o momento, está marcado também para sexta-feira, às 8h30, na sede da CPLA, um café da manhã com Antônio Andrade. O evento contará com 120 associados da cooperativa para agradecer não só ao ministro, mas a entidades estaduais — como a Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), a Secretaria Estadual da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri) e a Federação da Agricultura e Pecuária no Estado de Alagoas (Faeal) — pelas ações desenvolvidas ao longo dos anos.