O Secretário de Estado da Saúde, Jorge Villas Bôas, participou nesta segunda-feira, em Recife, da abertura da 1ª Conferência Regional sobre Determinantes Sociais de Saúde (CRDSS). Na ocasião, Villas Bôas representou o Conselho Nacional de Secretário de Saúde (Conass) durante o evento.
Tendo como foco a região Nordeste, a Conferência tem o objetivo de discutir e articular estratégias para superar as desigualdades e seus impactos na saúde pública. O encontro configura-se como desdobramento da Conferência Mundial sobre DSS, que aconteceu no Rio de Janeiro em 2011, e contou com a participação do poder público, comunidade acadêmica e sociedade civil.
“Esperamos que neste evento sejam construídas propostas que contribuam para a redução das desigualdades regionais. Amplas políticas públicas devem ser desenvolvidas para promover um dos princípios fundamentais do Sistema Único de Saúde (SUS), que é a equidade”, destacou Jorge Villas Bôas.
Para o secretário, é fundamental mudar a forma de tratar os desiguais na busca de um País mais igualitário, solidário e socialmente mais justo. "É preciso que as pessoas tenham um tratamento igualitário nos serviços oferecidos", reforçou Jorge Villas Bôas.
Maria do Socorro de Souza, presidente do Conselho Nacional de Saúde, lembrou a representatividade histórica da região, bem como o paradoxo que suas características sociais e estruturais revelam. “O Brasil começou pelo Nordeste. A região é o berço da formação social e política. Temos uma região rica e pobre, moderna e atrasada, com uma sociedade organizada e muita gente ainda vivendo em submissão, temos aqui uma oportunidade ímpar de discutir políticas públicas para melhorar a qualidade de vida do povo”, situou ela.
A Conferência Regional sobre Determinantes Sociais da Saúde (1ª CRDSS) prossegue até quarta-feira (4). O público pode conferir todas as discussões da 1ª CRDSS por meio do Portal DSS Nordeste hospedado na plataforma do portal DSS Brasil (www.dssbr.org), onde haverá transmissão do evento em tempo real.