Em janeiro deste ano a Prefeitura de Traipu reabriu sua Biblioteca Pública Cultural, que estava fechada desde o ano de 2001. De janeiro a agosto o centro de pesquisa passou por diversas reformas e adequações para melhor atender os estudantes, inclusive os portadores de deficiência física. A biblioteca funciona de segunda a sexta-feira e abre das 8h às 12:30, das 14h às 17:30 e das 18:30h às 21:30 com dois funcionários por turno.
A última mudança feita no centro de pesquisa foi a pintura de sua fachada por alunos do próprio município, que foram selecionados em um concurso de desenhos. “A ideia do concurso serviu para propagar nas escolas a reabertura da biblioteca e para aproximar os alunos desse ambiente de pesquisa. Ao todo, recebemos 108 desenhos e deles 30 foram selecionados”, explicou Jenner Glauber Torres, coordenador da Biblioteca Pública Cultural de Traipu.
Para Tercília Machado, secretária Municipal de Cultura, a reabertura do espaço é a realização de um sonho. “Esse fato é uma verdadeira conquista, pois não dá para imaginar um município sem biblioteca. Todos nós sabemos que os livros têm uma função extremamente importante na formação cidadã e cultural das pessoas, mas nem todos se dão conta de que a biblioteca possui todos os meios para este fim”, disse a secretária de Cultura.
Hoje a Biblioteca Pública Cultural de Traipu funciona com cerca de 1.300 livros, que restaram do acervo de 2001, e com seis computadores do Telecentro Comunitário do município, permitindo à população o uso gratuito dos equipamentos com acesso à internet. De acordo com Jenner Glauber Torres, novos livros foram solicitados ao Ministério da Cultura (MinC) e devem chegar ainda neste mês para incrementar o atual acervo.
“Para nós que estamos interessados em disseminar a cultura da pesquisa e da leitura, os livros que temos já representam um bom começo. Mas continuamos trabalhando para ampliar o acervo. Solicitamos um kit de modernização de bibliotecas públicas à Fundação Biblioteca Nacional, que é uma entidade ligada ao MinC, e fomos contemplados. Estamos aguardando apenas o caminhão, que já saiu do Rio de Janeiro (RJ), chegar com o material”, explicou o coordenador da Biblioteca Pública Cultural de Traipu.
Outros 46 municípios alagoanos também serão contemplados com o kit de modernização de bibliotecas públicas e aguardam a chegada dos livros, dos computadores e mesas doados pelo MinC. Para receber esse material os municípios cumpriram critérios e assumiram o compromisso de possibilitar o acesso da comunidade aos bens e serviços educativos e culturais.
Para a prefeita Conceição Tavares, essa é uma vitória do desafio de formar cidadãos conscientes e bem informados. “Pesquisas do governo federal realizadas nos últimos anos nos mostram uma relação clara entre o uso frequente desses espaços de estudo e o bom desempenho dos alunos. Então, não podíamos permitir que os nossos estudantes continuassem a crescer sem essa ferramenta essencial para os seus desenvolvimentos intelectuais”, pontua a prefeita.










