4ª Conferência Estadual do Meio Ambiente

23/08/2013 21:15 - Blog do Marques
Por José Marques
Image

Hoje aconteceu o primeiro dia da 4ª Conferência Estadual do Meio Ambiente, que tem como tema central resíduos sólidos. Dia com grandes palestras, para aprofundar o conhecimento de todos os delegados que se apresentam como bons nomes para representar Alagoas na etapa nacional, que ocorrerá em Brasília  entre os dias 24 e 27 de outubro.

A etapa estadual acontece depois das regionais que aconteceram nos meses de julho e agosto, passando pelo sertão até a metropolitana. Foram eleitos nas regionais aproximadamente 300 delegados dos mais diversificados setores da sociedade: iniciativa privada, poder público e sociedade civil (movimentos sociais e populares, entidades acadêmicas, comunidades tradicionais e Organizações Não Governamentais – ONGs).

Leia no Blog do Marques: ALE-AL e o seu submundo – Parte 2

A movimentação no Centro de Convenções Ruth Cardoso começou cedo, depois da abertura e da apresentação cultural do Coral da Casal, houve a leitura do regulamento da Conferência Estadual, explicação sobre a metodologia da Conferência e programação, resumo das Conferências Regionais e apresentação do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada ( IPEA) sobre o levantamento dos catadores do Estado de Alagoas. Após o almoço, mais palestras com os temas: O reflexo da nova legislação sobre a gestão de resíduos sólidos no Brasil,  Financiamento Público em Resíduos Sólidos e Política Estadual de Resíduos Sólidos.

O dia mais agitado, sem dúvida, será amanhã, último dia da Conferência Estadual, pois os delegados eleitos nas regionais irão debater as propostas que serão escolhidas para a Nacional, debates esses divididos por eixos temáticos – participarei do eixo 2 que trata da Redução de Impactos Ambientais, depois dos debates e escolha das propostas acontecerá a eleição dos delegados que representarão o nosso Estado na Conferência Nacional.

O Eixo 2, no qual faço parte, terá como propostas:

1 – Exigir que só se libere o licenciamento da construção de empreendimento com a existência de espaço para lixo reciclável;

2 – Promover a implantação da coleta seletiva com a instalação de estação receptoras em instituições públicas e privadas, em conjunto com cooperativas de catadores e artesãos, e empresas em geral;

3 – Criação de usinas de compostagens;

4 – Promover a regularização da política nacional de logística reversa, com a inclusão de pontos de coleta e armazenamentos de materiais eletrônicos, radioativos, tóxicos, agrotóxicos e hospitalares que desgastem o meio ambiente;

5 – Aproveitar o biogás gerado nas unidades de compostagem e aterros sanitários implantados, para a geração de energia elétrica.

Estas são algumas das 35 propostas que serão debatidas e aperfeiçoadas no eixo 2 para serem encaminhadas para a Nacional.

Siga-me no Twitter: @Marques_JM

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..