A estudante Maria Cibele Silva de 18 anos, aluna da Escola Estadual Professor Rui Barbosa do município de Anadia, representará Alagoas como deputada federal em Brasília, depois de ter seu projeto selecionado para o Programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB).
Sozinha, Cibele elaborou um Projeto de Lei que determina que as escolas públicas passem a desenvolver pesquisa de campo com alunos do ensino infantil, fundamental e médio. A adolescente foi selecionada entre 1.631 estudantes brasileiros, dos quais, 8 eram alagoanos, através de um concurso de redação que tinha o intuito de implantar propostas para a melhoria de setores como educação, saúde e inclusão social do país.
A aluna selecionada irá para Brasília, com um grupo de 78 estudantes, de 16 a 22 anos, que participarão de uma jornada parlamentar entre os dias 23 e 27 de setembro na Câmara dos Deputados. A simulação da rotina dos trabalhos legislativos pretende despertar os jovens parlamentares para a reflexão crítica e representação política por meio da vivência do processo democrático.
Moradora do povoado duas estradas, a estudante que pretende se formar em Pedagogia, chama a atenção por sua determinação. De acordo com sua mãe Maria da Penha, ela viu pela televisão o anúncio do programa Parlamento Jovem 2013, elaborou a redação e encaminhou o documento pessoalmente para a Secretaria Estadual de Educação.
Ansiosa para viajar pela primeira vez de avião, Cibele comentou sua expectativa em torno do projeto “Estou muito feliz por estar entre os 78 jovens parlamentares. Mas com certeza, se a minha proposta for aceita e todas as escolas públicas do país adotarem as pesquisas de campo como atividades de ensino, minha felicidade será completa”, destacou.
O Prefeito José Augusto recebeu a aluna em seu gabinete e, através da Secretaria de Educação, se comprometeu em contribuir com os custos da viagem. “É motivo de orgulho para todos nós, acompanhar o crescimento e dedicação de um aluno de nossa rede municipal de ensino. Certamente, Cibele servirá de motivação e exemplo para vários estudantes, que, espelhados por sua conquista, também já estão buscando tomar conhecimento de outros projetos” declarou o gestor.