Após horas de ocupação, representantes dos movimentos ligados à Via do Trabalho (VMT) e Luta pela Terra (MLT) fizeram um acordo com o representante da empresa Base Empreendimentos para desocupar a área do Sítio São Jorge, localizado às margens da Avenida Pierre Chalita. O sítio foi ocupado por, aproximadamente, 30 pessoas no início da manhã desta terça-feira (13).

De acordo com o tenente do Batalhão de Polícia Ambiental (BPE), Wenderson Viana, Pedro Carvalho, advogado da empresa que representa a Base Empreendimentos, conversou com a liderança do movimento e acordou que um caminhão iria deslocar as famílias para outra área durante a manhã desta quarta-feira. O tenente não soube informar o novo local que as famílias serão instaladas.

“A empresa se solidarizou e disponibilizou um caminhão para que as famílias desocupassem a área. O movimento entendeu que a ocupação era ilegal e que constituía crime ambiental”, afirmou o tenente.

Viana explicou ainda que o sítio não pode ser ocupado por ser área de proteção ambiental. “Quando a ocupação foi constatada, nós fizemos um termo circunstancial de ocorrência para os líderes do movimento. Nós conversamos com as famílias e explicamos que a ocupação era irregular e que as barracas não poderiam ser instaladas na área”, explicou.

Durante todo o dia, oficiais do Centro de Gerenciamento de Crises da Polícia Militar e policiais do Batalhão da Polícia Ambiental estiveram no local para negociar a desocupação. A negociação ocorreu de modo pacífico.

O trânsito ficou lento na região.