O cardeal e arcebispo de Cracóvia, Stanislaw Dziwisz, disse ter recebido com "alegria" o anúncio de que a próximaJornada Mundial da Juventude (JMJ) será realizada na Polônia. "Recebi com grande alegria a notícia anunciada hoje pelo papa Francisco de que a próxima Jornada Mundial da Juventude ocorrerá na Polônia, em 2016", disse Dziwisz, ex-secretário particular do papa João Paulo II. As informações são da agência Ansa.

"Para nós, é uma alegria, uma honra e uma tarefa. Em 2016, celebraremos também os 1050 anos do batismo da Polônia", destacou o religioso. Segundo o cardeal, a escolha do país "realiza o desejo de tantos jovens que, há tempos, queriam festejar a sua fé na pátria e na cidade de Karol Wojtyla. Ele mesmo saiu de Cracóvia para a Cidade Eterna em outubro de 1978 e, como bispo de Roma, criou a JMJ".

"Não há dúvidas que, entre as muitas iniciativas pastorais de João Paulo II, a JMJ está entre as mais bem-sucedidas, ricas e fecundas", destacou o cardeal. "Agrademos o Santo Padre por ter decidido visitar o país do beato, e em breve santo, João Paulo II", afirmou. 

O anúncio da JMJ na Polônia foi feito neste domingo, dia 28, durante a Missa de Envio da JMJ no Rio de Janeiro. No início do mês, o papa Francisco assinou o decreto que autoriza a canonização de Karol Wojtyla. Com isso, deve ser convocado, em breve, um consistório para marcar a data em que João Paulo II será proclamado santo.

Papa Francisco no Brasil
?A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2013 foi realizada entre os dias 23 e 28 de julho, no Rio de Janeiro. O evento, organizado a cada dois ou três anos, promove um encontro internacional de jovens católicos com o Papa. Esta edição da JMJ reuniu mais de 3 milhões de pessoas, entre elas peregrinos de 175 países. A JMJ 2013 marcou também a primeira visitainternacional do papa Francisco desde sua nomeação como líder máximo da Igreja Católica, em 13 de março deste ano. A próxima edição do evento será realizada em 2016, em Cracóvia, na Polônia.