A Rússia concedeu nesta quarta-feira um documento que permite que Edward Snowden deixe a área de trânsito do aeroporto de Moscou, onde está há mais de um mês, e entre no país, informa a agência de notícias RIA Novosti. 

A agência Interfax afirma que Snowden recebeu das mãos de seu advogado a permissão para deixar o aeroporto e deve sair do local nas próximas horas. "O senhor Anatoli Kucherena (assessor jurídico do fugitivo) entregou a Snowden um pacote com documentos, entre eles o certificado que permite deixar a zona de trânsito e atravessar a fronteira da Rússia", disse a fonte. Mais cedo, a agência havia afirmado que Snowden já estava se preparando para sair e o advogado também lhe entregaria roupas novas para deixar o aeroporto. 

Uma fonte ouvida pela agência EFE disse que Kucherena passou toda a manhã no Serviço Federal de Migração do país, onde esteve há uma semana para pedir o asilo temporário na Rússia.

O ex-técnico da CIA, procurado pela Justiça dos Estados Unidos por revelar uma trama de espionagem em massa dos serviços secretos americanos, completou na terça-feira um mês vivendo no aeroporto de Sheremetievo.