Que ele é lindo demais, todo mundo que assiste a Saramandaia já sabe. Desde que estreou na TV como o prefeito Lua, Fernando Belo vem arrancando suspiros! Mas o que pouca gente sabe é que, além de tudo, ele é um partidão: super família, quer casar e ter filhos. E o melhor: ainda não encontrou a felizarda! Enquanto isso, esse paulista de 29 anos vai se adaptando à vida no Rio de Janeiro depois de quatro anos em Los Angeles e aos novos desafios da carreira. Confira na entrevista para o site da novela:

Pior da turma

Fernando é formado em Publicidade e chegou a cursar dois anos de filosofia, mas sabia que aquela não era sua vocação. “Os professores sempre usavam meus trabalhos como exemplo dos piores da turma. Eu levava na esportiva. No fundo, isso me ajudou a ir atrás do meu sonho, que era seguir carreira no teatro”, lembra.

Trabalho em ONG
O ator chegou a trabalhar durante quatro meses em uma ONG, que vendia modelos de gestão para empresas de São Paulo. Ele era obrigado a usar terno e gravata e marcava reuniões com gerentes e diretores de firmas que ficavam na região da Av. Berrini, um dos maiores centros financeiros da cidade. “No tempo todo que fiquei lá, só consegui fechar uma venda”, diverte-se.

Primeiro musical
Foi ainda na época da ONG que Fernando conseguiu o primeiro trabalho grande como ator. “Tinha muito medo de seguir a carreira artística e não conseguir me sustentar. Não tinha referências na família, rolava um certo medo”, confessa. Ele foi selecionado para participar do elenco de apoio do musical “My Fair Lady”, com Daniel Boaventura e Amanda Costa, ex-Trem da Alegria. “Era divertido, eu dançava, cantava, era um dos mais novos do elenco. Os colegas da ONG me apoiaram, foram assistir ao espetáculo. Depois desta peça, nunca mais trabalhei com marketing”, comemora.

Curso nos EUA
Depois que ingressou na carreira artística, Fernando não parou mais. Mas, como seu diploma era de publicitário, sentia falta de uma formação acadêmica na área. Por isso, resolveu fazer mestrado em artes cênicas em Los Angeles, na Cal Arts, faculdade criada por Walt Disney. “Morei num apartamento com outras cinco pessoas, todos estrangeiros. Tinha chinês, tailandês, americano, gente que fazia outros cursos, músico, pintor. Era um ambiente muito rico artisticamente”, diz.

Rotina em Los Angeles
Para pagar o curso, o ator conseguiu uma bolsa. Mas teve que se virar para pagar o aluguel e outros gastos, como alimentação. Durante dois anos, Fernando deu aulas para crianças carentes de Los Angeles, através de um convênio com uma grande emissora de TV. Depois, formou sua própria companhia, chamada Moving Art Collective. “A coisa foi crescendo, dando lucro. Nos apresentamos na Bélgica, República Tcheca, Rússia”, destaca.

Retorno ao Brasil
Com o fim do mestrado, o ator tinha planos de continuar em L.A e investir na sua companhia de teatro. Mas, no fim do ano passado, recebeu uma ligação da produtora de elenco Ciça Castelo, que o convidou para fazer o teste do personagem Lua Viana. Quando soube que tinha passado, teve apenas duas semanas para ajeitar todas as pendências nos Estados Unidos antes de se mudar para o Rio. “Vendi meu carro, entreguei apartamento, combinei de enviar os últimos trabalhos da faculdade por email. Foi uma correria, mas deu tudo certo”, celebra.

Adaptação no Rio
Paulistano do bairro do Ipiranga, Fernando conta que sua adaptação no Rio foi mais rápida do que podia imaginar. “Demorou horas”, brinca. Ele se declara um grande amante da praia e da natureza e adora essa capacidade do carioca de fazer amizades. “Gosto dessa cultura do boteco que tem na cidade, da natureza. As pessoas são mais calorosas do que em São Paulo, é impossível ficar de mau humor por aqui”, enumera.

Clube do Bolinha
Os atores do elenco de Saramandaia que não moram no Rio ficam hospedados no mesmo hotel durante as gravações da novela. Por isso, acabou rolando uma forte amizade entre eles. Fernando formou um grupo com outros colegas como André Bankoff, André Abujamra, Theodoro Cochrane, Pedro Tergolina e Sergio Guizé. Os rapazes curtem sair para jantar fora, se ligam para comentar os capítulos que foram ao ar e saem juntos para a balada.

Assédio da mulherada
Desde que Saramandaia estreou, Fernando Belo é um dos mais elogiados do elenco pela mulherada no Twitter e em outras redes sociais. Mas será que, por causa da fama, ficou mais fácil para o ator se dar bem na balada? “Ainda não senti essa coisa de as pessoas se aproximando por interesse”, analisa. O ator conta que, embora a mulher brasileira tenha uma fama internacional de ser mais liberal, não é bem assim na prática. “As americanas são bem mais diretas, chegam junto mesmo. As brasileiras deixam a entender, mas é o homem quem toma a iniciativa”, pondera.

Cansado de balada
Aos 29 anos, recém-chegado ao Rio, Fernando anuncia: “Estou solteiro”. Mas isso não quer dizer que não quer compromisso. “Já curti bastante. Estou na idade de ficar mais sossegado. Quero namorar, essa vida de balada cansa”, explica. O ator revela que é romântico. “Gosto de lembrar datas, aniversários, fazer surpresas, lembrar um presente que signifique algo. É gostoso esse jogo saudável”, diz.

Casar no Brasil
Com tantas qualidades, será que Fernando Belo é mesmo um rapaz para casar? “Não tanto quanto o Lua, ele é o tipo perfeito, bonzinho, dedicado, não sou tão certinho assim”, desconversa, humilde. Mas assume que constituir uma família no Brasil é um de seus planos para o futuro. “Não quero ter americaninhos, francesinhos, quero construir minha família aqui”, garante.