A democracia não se encerra com a liberdade de escolha dos representados. Os governantes são escolhidos e a comunidade deve acompanhar as suas ações.

É por isso, que na eleição do próximo ano, a cidade de Arapiraca com 119 mil votos, tem sido bastante visitadas por virtuais candidatos a federal, onde no momento, as especulações de bastidores mostram que tem mais de cinco candidatos naturais da terra.

E cada vez mais aparecendo paraquedistas para representar a cidade na Câmara dos Deputados.

Entre os cinco naturais candidatos da terra, o engenheiro civil Luciano Barbosa, com mestrado em Economia pela Universidade Columbia, nos Estados Unidos e ex-prefeito do município, por oito anos é cotado em todas as bolsas de apostas na imprensa de Alagoas, com o virtual federal para representar o entorno do Agreste, conquistando assim o seu primeiro mandato legislativo.

Seu perfil tecnocrata é de fazer inveja a qualquer um. Luciano Barbosa foi secretário de Educação da prefeitura de Arapiraca na administração Severino Leão(1993/96), passou na secretária de Finanças e de Saúde da prefeitura de Arapiraca na administração da prefeita Célia Rocha(1997/2004). Antes foi secretário estadual dos Transportes e Obras e também da administração de Divaldo Suruagy(1995/97) em Alagoas.

Em 1999, foi secretário de Planejamento e Orçamento do Ministério da Justiça na gestão do senador Renan Calheiros no governo FHC. De 5 de junho de 2002 a 1 de janeiro de 2003, foi ministro da Integração Nacional no governo FHC e foi sucedido pelo cearense Ciro Gomes.

Em 26 de janeiro de 2009, foi eleito em chapa única presidente da Associação dos Municípios Alagoanos(AMA),em votação que reuniu a maioria dos prefeitos do Estado:102.

Com esse perfil, Luciano Barbosa se prepara para ser um bom representante na futura bancada de Alagoas que será eleita em 2013 e tomará posse em 2014.

Mais quatro candidatos naturais

0s 119 mil votos de Arapiraca, animou outros candidatos a buscar uma vaga na representação de Alagoas. É por isso, que o tucano Rogério Teófilo vai tentar seu retorno a Câmara Federal, embora ainda não tenha anunciada a sua pretensão, já que o PSDB se articula para jogar toda a sua ficha eleitoral em cima do jovem secretário municipal de Esportes de Maceió, Pedro Vilela - neto do menestrel das Alagoas e sobrinho do governador Teotonio.

Rogério que teve na sua campanha de prefeito quando foi derrotado pela trabalhista Célia Rocha dois grandes aliados: o empresário Marcelino Alexandre. por duas vezes deputado estadual e agora tem sido pressionado para sair candidato a federal.

No momento, Marcelino ainda não definiu seu desejo e também, qual será o seu partido: PTB de Collor ou PSDB de Teotonio.

Se Rogério sair candidato. É obvio que o caminho de Marcelino será o PTB de Collor.

Outra barreira para o tucano Rogério, será a possivel entrada do empresário Ricardo Barreto pelo PP do senador Benedito de Lira. Barreto foi o vice na chapa de Rogério.

Portanto, o balaio de votos será bastante devido dos três aliados querendo disputar a  cadeira de federal.

E a filiação do ex-prefeito de Maceió, Cicero Almeida ao PRTB levantou a possibilidade do ex-deputado estadual Dudu Albuquerque entrar no páreo em busca de uma vaga federal.

Paraquedistas, não

O ex-presidente da Assembléia Legislativa de Alagoas, deputado estadual Antonio Albuquerque(PT do B) não aceita a condição de paraquedista no eleitorado de Arapiraca, já que sempre teve boas votações no segundo colégio eleitoral de Alagoas, por ser da cidade de Limoeiro de Anadia, vizinha a Arapiraca.

Quem vai caindo para disputar os votos de Arapiraca, é o jovem deputado estadual JHC(PTN), virtual candidato a federal em substituição ao seu pai, João Caldas - primeiro suplente na atual legislatura -. JHC já instalou um escritório político em Arapiraca para evitar assim o apelido de paraquedista.

Portanto, o eleitorado de Arapiraca já tem cerca de sete candidatos que irão buscar votos para a Câmara Federal querendo ser assim o legítimo representante.

Acesse>twitter@Bsoutomaior