A Cooperativa Pindorama marcará presença na próxima segunda-feira, dia 1º de julho, às 9h, na sede da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), localizada no bairro do Farol, em Maceió. Junto a outras entidades que atuam em prol da agricultura familiar, o objetivo é pedir aos prefeitos que seja respeitado o que é previsto no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
De acordo com o artigo 14 da Lei Federal n°11.947, que se refere ao processo de chamada pública, prevê que recursos financeiros do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), repassados por meio do PNAE, incluam 30% da compra de seus produtos vindos da agricultura familiar. Em Alagoas, cujo valor repassado desses recursos é estimado em 60 milhões de reais para Estado e municípios, os 18 milhões que deveriam ser para a agricultura familiar só é seguido em menos de 20 prefeituras alagoanas.
Para o presidente da Pindorama, Klécio Santos, reunir agricultores junto às prefeituras alagoanas é realizar um trabalho de conscientização para o desenvolvimento do setor e de segmento ao que é estabelecido por lei. “Por meio da compra direta pelos municípios, esses ajudam os produtores a captar recursos e contribuir de forma ampla para o crescimento socioeconômico daquela localidade”, destacou o presidente.