Alagoas é o pior estado brasileiro em aprendizado de matemática no 3º ano do ensino fundamental. 92,1% dos alunos alagoanos não possuem o aprendizado considerado adequado na disciplina. Alagoas aparece ainda com o pior resultado nos itens de leitura e escrita.
Os dados são da Prova ABC, realizada pela organização não governamental (ONG) Todos pela Educação em parceria com a Fundação Cesgranrio e os Institutos Paulo Montenegro e Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep),
No item leitura, apenas 13,7% dos alunos alagoanos apresentaram um resultado adequado, enquanto no item referente à escrita, apenas 8,3% dos alunos tiveram a média esperada. O estado de São Paulo apresentou o melhor resultado em leitura, com 57,1%, e Minas Gerais, o melhor em escrita, com 37,2%.
Na região nordeste, 86,4% dos alunos do 3º ano de ensino fundamental não possuem conhecimento adequado em matemática, enquanto na região sudeste este número é de 57%, representando o melhor resultado.
Redação
86,8% dos alunos avaliados não conseguiram os resultados esperados na redação. O exercício pedia que o aluno escrevesse uma carta convidando um colega para brincar nas férias.
Os dados foram divulgados no jornal O Estado de São Paulo.