s amantes do utilitário de luxo ASX da Mitsubishi terão um ponto favorável para elegê-lo como o preferido. Desde o início deste mês o modelo passou a ser fabricado em Catalão, Goiás. No bolso, a diferença de valor sugerido em comparação ao importado é pequena, cerca de R$ 2 mil, apenas. Pouco se considerarmos que o ASX de entrada tem, agora, um valor sugerido de R$ 83.490. Com tração 4x2 e transmissão manual, a opção mais em conta concorre com diversos modelos.
 
Para equipar o novo ASX com câmbio continuo variável (CVT), mas deixando de lado a tração 4x4, o consumidor precisará desembolsar R$ 89.490. A versão topo do ASX traz como novidade a transmissão CVT e a tração integral 4x4. O valor sugerido é de R$ 99.990, quase o mesmo preço de um Classe A.  Tudo bem que o Mitsubishi não tem muito a ver com a categoria do Merecerdes, mas o preço divulgado é quase o mesmo. Para aplicar o teto solar panorâmico e os faróis de xenônio no ASX, o consumidor tem de desembolsar R$ 105.990.
 
O início da produção do ASX faz parte de um plano de ampliação da fábrica de Catalão. Com ele, chega a nova fábrica de motores, a do próprio ASX. Trata-se do conjunto 2,0L de 160 cv. Para ter ideia da ampliação, a Mitsubishi pretende aumentar a capacidade anual de produção da linha de 60 mil carros ao ano para 137 mil. A primeira etapa deve ficar pronta no final de 2014 e a segunda no final de 2015.  Além do ASX, a Mitsubishi irá colocar o Lancer na linha de produção a partir do próximo ano. Também estão programadas a atualização das picapes, do TR4 e de um outro modelo.
 
“Estamos produzindo o ASX com a mais alta tecnologia e ainda mais adequado ao mercado nacional, o que nos deixa muito orgulhosos. É um grande passo para a Mitsubishi Motors do Brasil, mas não acaba por aí. O programa Anhanguera II ainda prevê a produção de outros modelos e a ampliação de nossa fábrica em Catalão, no estado de Goiás. Tudo isso com capital 100% nacional”, afirma Robert Rittscher, presidente da Mitsubishi Motors do Brasil.
 
Para apresentar o ASX, a Mitsubishi fez um percurso programado pelas ruas e estradas vicinais que circundam a região de Catalão. A opção destinada para a avaliação foi a topo. Um dos pontos fortes do Mitsubishi, a dirigibilidade, foi mantida, assim como a visibilidade. Durante o regime urbano, o carro se demonstrou desenvolto aos obstáculos e absorveu bem as irregularidades. Já no regime rodoviário, a brincadeira ficou melhor e o ASX apresentou o “DNA” do Lancer. Tanto é que no trecho mais sinuoso o crossover apresentou o mesmo comportamento do sedã. Um ponto negativo no quesito performance ficou por conta da agilidade da transmissão CVT na estrada, mais precisamente nas retomadas. Na cidade ela foi rápida e precisa, porém na rodovia ela apresentou um comportamento mais lento. As versões com câmbio CVT vêm com alavancas posicionadas atrás do volante, detalhe que dá um maior prazer na pilotagem.
 
A versão avaliada vem equipada com tração 4x4 que pode ser acionada por meio de botão no console central. São três opções: 2WD, 4WD e a LOCK, que proporciona maior tração. A versão brasileira do ASX recebeu ajuste na suspensão, amortecedores e molas, e rodas com pneus de aro 18. Outra novidade da versão 2014 é o painel digital aplicado entre os instrumentos analógicos.
 
Sem “cravar” quem são os seus principais concorrentes, Rittscher coloca que o ASX concorre até mesmo internamente com o Outlander. Com 2,67 metros de entre-eixos, 1,78m de largura, 1,60 m de altura e 4,30 m de comprimento, o ASX é considerado um modelo ideal para os grandes centros. A contrapartida é a Antes de fechar essa reportagem, conversei com uma proprietária do modelo e a questionei sobre as virtudes do Mitsubishi. Segundo ela, a facilidade de conduzir o carro no dia a dia e boa posição de dirigir são as vantagens do veículo. Outro ponto destacado por ela foi o design agradável do carro.
 
Principais equipamentos do ASX: sensor de chuva, sensor de estacionamento, acendimento automático do farol, ar-condicionado automático, bancos dianteiros (couro) com aquecimento e ajuste elétrico, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, sistema de som (DVD player Double Din com rádio AM/FM, CD/MP3 Player, entrada USB/iPod e auxiliar), airbags (motorista e passageiro, laterais, de cortina e para o joelho do motorista), assistência para partida em rampa e ABS.