Considerada a grande dama da TV, Fernanda Montenegro é uma senhora sem frescuras. Em "Saramandaia", a atriz vai viver dona Candinha, uma personagem escrita por Ricardo Linhares especialmente para ela e que tem uma característica bem interessante: fala com galinhas imaginárias. Mas suas companheiras são bem reais.

"Contraceno com cerca de 30 galinhas. Não tenho agonia, não", diz Fernanda, que ao longo de sua carreira já trabalhou com vários animais.A atriz, de 83 anos, garante que o estúdio vira uma bagunça quando as penosas entram em ação. "Elas fazem muito cocô! Não sabia que o intestino da galinha funcionava tão bem. É um tal de limpa aqui, limpa ali. E elas ficam desnorteadas com muita gente, barulho, luz", fala Fernanda.

A atriz, que já foi indicada ao Oscar, conta que precisa improvisar muito em cena por causa das "mocinhas": "As galinhas não obedecem a direção, não. Elas têm personalidade e só fazem o que querem. Fico correndo atrás delas", diverte-se. Fernanda, aliás, só tem um privilégio: ela não grava cenas externas. Seu trabalho se resume a um estúdio para mantê-la confortável. "Já fiz de tudo nessa vida. São 63 anos de profissão. Sou uma senhorinha, né?", brinca Fernanda.