Atualizada às 16h30

O servidor da Superintendência Municipal de Energia e iluminação de Maceió (Sima) confessou ter efetuado o disparo durante o protesto contra o aumento da passagem, na noite de ontem no bairro do Farol. Em depoimento ao delegado Cícero Lima, Josenildo dos Santos Lima, 42, afirmou deflagrou o tiro para cima em legitima defesa.

O automóvel em que eles estavam é um Celta prata, placa PGK-2600, foi apreendido e trazido para sede da PC, em Jacarecica. “O suspeito assumiu que estava no momento do protesto, porém disse que atirou para cima e não dará mais detalhes sobre o ocorrido porque ainda não foi indiciado”, salientou a autoridade policial.

O delegado disse que ainda é prematuro dar como esclarecido o delito, e ouvirá várias testemunhas. O suspeito é ex-agente penitenciário e possui um revólver calibre 38, marca Rossi, mas atualmente trabalha na Superintendência de Iluminação Pública de Maceió (Sima). “Após as investigações sendo confirmado que Josenildo é o acusado, ele responderá por tentativa de homicídio”, disse Cícero Lima.

 Nesta tarde, durante a reinaugura da Unidade de Saúde (US) Osvaldo Brandão Vilela, localizada na Ponta da Terra, o prefeito Rui Palmeira afirmou que os servidores da (Sima), já foram afastados de suas funções e que será aberto um procedimento administrativo para apurar o fato. Os servidores foram identificados através das imagens do circuito de segurança, que registraram o momento exato em que o veículo da Sima furou o bloqueio e o disparo foi feito.  

Rui Palmeira garantiu que a Prefeitura está tomando todas as medidas cabíveis sobre o caso, mas que as investigações ficam a cargo da Polícia Civil. “Será feito o exame residuográfico no envolvidos. Se comprovado o fato, todas as medidas serão adotadas”, completou.

Adolescente continua internado no HGE

O jovem M.A.S.M, de 16 anos, foi atingido com um tiro de raspão no rosto no final da manifestação que é contra o aumento do valor das passagens dos ônibus de Maceió. Segundo os familiares, a vítima não estava participando do protesto quando o carro da prefeitura tentou furar o bloqueio e o motorista realizou um disparo.

O boletim médico divulgado nesta terça-feira pelo Hospital Geral do Estado (HGE) informa que o adolescente encontra-se na área vermelha do hospital, sob os cuidados de um cirurgião buco-maxilar. O estado de saúde é considerado estável. 

Governador

Nas redes sociais, o Governador Teotonio Vilela publicou uma mensagem em solidariedade ao estudante ferido durante o protesto e sua família.

Confira mensagem:

Boa tarde a todos. Minha solidariedade a Marcos Antônio e à sua família. Ontem, durante manifestação de estudantes em nossa capital contra o aumento da passagem de ônibus, Marcos foi atingido por um tiro no rosto. Graças a Deus, ele não corre risco de morte. Assim que eu soube do ocorrido, determinei todas as providências para que o autor do disparo fosse identificado e preso. Neste momento, um suspeito está prestando depoimento na Central de Polícia. Sobre essa onda de protestos em várias capitais brasileiras, como democrata por formação e por convicção, os vejo e os respeito como legítimos e democráticos. Aqui em Maceió, orientei as polícias a contribuírem para que as manifestações ocorram pacificamente, sem violação aos direitos individuais, à ordem e ao patrimônio público.