Várias novas funcionalidades já estão disponibilizadas no Portal Facilita Alagoas com o objetivo de simplificar ainda mais o processo de abertura de empresas. Agora os usuários do portal poderão cancelar e reaproveitar Consultas Prévias realizadas no site e também realizar o enquadramento, reenquadramento e desenquadramento empresarial no próprio portal.
“Uma coisa que acontecia muito antes era os usuários do portal ligarem para o suporte requisitando o cancelamento de Consulta Prévia por conta de algum erro no preenchimento,” explica José Lages Júnior, presidente da Junta Comercial de Alagoas (Juceal). “Com essa ferramenta, o próprio solicitante pode cancelar a consulta – o que também retira a reserva do nome empresarial – e em seguida corrigir os erros.”
A nova função pode facilitar bastante a vida do usuário do portal e permitir à equipe responsável oferecer melhor suporte aos empresários e contadores. O mesmo é válido para a segunda funcionalidade disponibilizada, o Reaproveitamento de Consulta Prévia.
Antes, se por acaso a consulta fosse indeferida, o empresário tinha que realizar uma nova pesquisa no portal. Agora essa função vai permitir ao solicitante realizar uma busca com o protocolo no Facilita, e recuperar os dados da primeira consulta.”
Confira o passo a passo do Cancelamento e Reaproveitamento de Consultas Prévias.
Enquadramento
Além das opções de Consulta Prévia, novas funções permitem que o usuário realize também o Enquadramento Empresarial no Portal Facilita Alagoas. Anteriormente, formulários para Enquadramento, Reenquadramento e Desenquadramento ficavam disponíveis para download no site da Junta Comercial.
“O empresário precisava baixar aquele arquivo e preencher manualmente,” conta o presidente José Lages. “Agora esses formulários estão disponíveis para preenchimento online no próprio Facilita.”
O preenchimento online gera automaticamente uma capa de processo e pode ser realizado, no caso do Enquadramento, durante o processo de abertura, logo após o deferimento da Consulta Prévia. Para empresas já registradas que não são enquadradas, o Enquadramento deve ser realizado no processo de alteração, assim como o Reenquadramento e Desenquadramento.