O Núcleo Alagoano da Auditoria Cidadã da Dívida vai protocolar a solicitação dos contratos de refinanciamento da dívida de Alagoas junto à União a partir de 1987, na Secretária da Fazenda de Alagoas (Sefaz), nesta quinta-feira (13), às 11 horas. O pedido será feita com base na Lei de Acesso à Informação - 12.527/2011.
O coordenador do Núcleo Alagoano, professor universitário José Menezes Gomes, destaca que, atualmente, se desconhece a quem o Estado de Alagoas deve e qual foi a taxa de juros cobrada. “O que se sabe é que Alagoas deve 8,5 bilhões de reais, que compromete 15% da receita para pagamento dos juros e amortização da dívida, a qual representou R$ 766 milhões em 2012, dinheiro que poderia ser investido na Educação, na Saúde e na Segurança Pública”.
Pelo estudo do professor Menezes, sabe-se que a dívida externa de Alagoas foi transformada em dívida federal. “Para reorganizar as finanças, o Estado privatizou a Salgema, a Telasa e outras empresas públicas”.
Na atividade, várias entidades que compõem o Núcleo, como o Sindjus/AL, Sindpol, movimentos estudantis, sociais, associações, entre outras, estarão presente na Sefaz.
Reunião
A próxima reunião do Núcleo Alagoano da Auditoria Cidadã da Dívida acontecerá, no dia 28 de junho, a partir das 14 horas, na sede do Sindjus/AL, localizado na Rua da Praia, 102 – Centro – Maceió-AL.
No encontro, os integrantes avaliarão a atividade do Núcleo na Sefaz e darão continuidade à formação dos componentes com a leitura do Caderno de Estudo “A Dívida Pública em Debate” que trata do processo de endividamento do Brasil e a execução do Orçamento da União, o qual compromete 43,98%, ou seja, 752 bilhões, que são destinados aos juros e amortizações da dívida pública brasileira.









