A Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos inaugura nesta terça-feira (11) o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam) Jarede Viana. Instalado na Rua Augusto Cardoso, s/nº, no bairro da Jatiúca, o centro vai oferecer encaminhamento e orientação psicossocial e jurídica às mulheres vítimas de violência.

A iniciativa faz parte da estratégia de prevenção e proteção à mulher desenvolvida pelo governo federal, em parceria com os governos estaduais e municipais. A intenção é viabilizar a criação de ferramentas de enfrentamento para combater a violência e o fortalecimento de políticas públicas efetivas que garantam os direitos da mulher.

Assim, o Estado de Alagoas, por meio da Secretaria da Mulher, instala o primeiro Centro Especializado de Atendimento à Mulher, que presta serviços de encaminhamento e orientação psicossocial e jurídica adequados às mulheres em situação de violência. O principal foco das ações do Ceam é o enfrentamento de todas as formas de violência contra a mulher – sexual, moral, psicológica, patrimonial e física.

“Oferecer o primeiro Ceam à sociedade alagoana é poder proporcionar mais um mecanismo de construção da cidadania das mulheres. Estou muito satisfeita, enquanto secretária, de concretizar a realização deste projeto, que faz parte das ações do Alagoas tem Pressa e irá atender a milhares de mulheres em situação de violência e sem a possibilidade ou orientação necessária”, afirmou a secretária Katia Born.

A escolha do nome Jarede Viana é uma homenagem à líder feminista que durante toda a vida lutou pelos valores democráticos e em defesa das minorias. Na década de 80, participou da fundação da União das Mulheres de Maceió (UMMa) e elegeu-se vereadora de Maceió. Nos anos seguintes, ganhou destaque como liderança combativa do movimento contra a violência e pela instalação da Delegacia de Mulheres e do Conselho Estadual dos Direitos das Mulheres.

“A escolha do nome de Jarede Viana não poderia ser mais acertada. Jarede sempre lutou com paixão pela democracia e pelas causas das minorias. No plenário, e fora dele, combateu ativamente a violência contra a mulher. Nem sua luta pessoal contra o câncer a fez esmorecer. Jarede era uma mulher de fibra. Jarede Viana foi um grande exemplo e orgulho para todos nós”, definiu a superintendente de Políticas Públicas para as Mulheres, Solange Viégas.