Os ambulantes que estavam comercializando seus produtos nas calçadas situadas no Centro de Maceió tiveram que deixar seus postos de trabalho na manhã deste sábado (08). Agentes da Superintendência Municipal de Controle do Convívio Urbano (SMCCU) e agentes da Polícia Militar (PM) realizaram a desocupação da área.

Segundo a assessoria, através de ações educativas a SMCCU já teria comunicado aos ambulantes que se encontram em via pública ou no passeio público no Centro de Maceió da impossibilidade de permanecer nos locais. A operação de desocupação realizada nesta manhã seguiu recomendação do Ministério Público Estadual, que pediu “a imediata desocupação dos espaços públicos localizados no centro revitalizado do município de Maceió, bem como o impedimento de novas ocupações, através de reforço na fiscalização da área, garantindo, destarte, o público direito de ir vir”.

“A operação tem o objetivo de incentivar os ambulantes a retornar aos lugares destinados pela prefeitura para este tipo de atividade, como o Shoppping Popular e o estacionamento da Praça dos Palmares”, destacou a assessoria.

No final da manhã, quando a fiscalização estava prestes a se encerrar, a SMCCU ainda recolheu duas máquinas de sorvete, que ficam instaladas em frente ás banca de revistas. De acordo com o comerciante Felipe Araújo, a decisão foi arbitrária.

“Acho que eles poderiam muito bem notificar e pedir que tirássemos as máquinas, mas chegar aqui, levar a máquina, é um prejuízo grande e de certa forma constrange a gente aqui no nosso local de trabalho”, afirmou.