Representantes de nove órgãos do Executivo participaram, nesta sexta-feira (7), do Seminário de Capacitação de Gestores, evento coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), com o apoio da Secretaria de Gestão Pública (Segesp). O seminário aconteceu no Hotel Radisson e envolveu os 112 gestores que serão capacitados para uma melhoria na qualidade do serviço público alagoano.
O Plano de Capacitação de Gestores visa melhorar os sistemas de atenção ao público e profissionalizar a gestão pública no Estado, focando os cargos de liderança, que compreendem superintendentes, coordenadores especiais e diretores.
O secretário de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes, falou da importância do evento para a gestão do Governo. "Ser servidor público é dar o melhor de si para o todo. Por acreditar nessa afirmação, o governador Teotonio Vilela Filho nos deu a oportunidade de oferecer um programa voltado para a qualificação e treinamento do servidor com o que existe de melhor no Brasil”, afirmou.
Sobre a iniciativa do Governo com o Plano de Capacitação, o secretário de Estado da Gestão Pública, Alexandre Lages, ressaltou os resultados que deverão ser alcançados. “O projeto é de suma importância para os servidores do Estado e com ele vamos agregar conhecimentos para melhorar cada vez mais o serviço na gestão pública e o atendimento aos alagoanos”, disse o secretário.
O seminário foi realizado pela Fundação Cabral, com palestras voltadas para economia sociocultural e gestão estratégica, ministradas pelos professores Paulo Vicente dos Santos e Ângela Maria de Oliveira. “Abordamos as mudanças da sociedade em um contexto geral, visando o impacto que isso traz para a organização no mundo do trabalho. A proposta é de fazer uma comparação entre os modelos de gestão no ambiente tradicional e as estratégias contemporâneas, além da visão do mundo e do Brasil nos próximos 30 anos”, explicou a Ângela Maria.
Segundo o diretor da empresa Usina Negócios, Edmilson Fialho, o plano foi elaborado a partir de um diagnóstico, que detectou as fragilidades no perfil atual do servidor e traçou as competências futuras que um gestor de ter para obter a excelência na gestão. A Usina Negócios foi a responsável pela elaboração do diagnóstico apor meio de entrevistas com os gestores nos últimos meses.
“O diagnóstico traçou premissas importantes e em cima dele vamos dar continuidade ao plano por meio de cursos, que suprirão a demandas prioritárias e necessidades futuras”, explicou o diretor.
O Plano de Capacitação de Gestores tem o apoio da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (Aecid), Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e Instituto Ambiental Brasil Sustentável (IABS).









