A página eletrônica do Ministério Público Estadual de Alagoas (MPAL) estará de 'cara nova' no dia 10 de junho, segunda-feira da semana que vem. A partir dessa data o portal ganhará domínio próprio e deverá ser acessado pelo endereço www.mpal.mp.br.
Da mesma forma, os e-mails institucionais passam a utilizar o endereço "@mpal.mp.br". Tal mudança segue uma resolução aprovada em janeiro deste ano pelo Conselho Nacional do Ministério Público que, durante sessão ordinária, determinou a utilização do domínio mp.br nos sítios eletrônicos de todo o Ministério Público, a exemplo do que acontece nos modelos adotados pelos poderes Executivo, Judiciário e Legislativo.
O MP de Alagoas foi um dos pioneiros a migrar todos os serviços eletrônicos para o novo endereço. O trabalho de migração começou a ser executado há três meses, ainda em caráter experimental. E, ao longo do tempo, todos as ferramentas, a exemplo do website, da intranet, dos sistemas corporativos e dos e-mail institucionais, foram atualizados para o novo domínio.
Fase de adaptação
Por conta do endereço anterior já ser do conhecimento público há muitos anos, ainda será necessário um período de adaptação para que o novo domínio seja amplamente divulgado e, portanto, assimilado por todos os membros e servidores do Ministério Público, veículos de comunicação e sociedade civil organizada.
De acordo com a diretoria de Tecnologia da Informação do MP, durante esse fase as caixas de e-mail receberão, tanto as mensagens enviadas para o novo (@mpal.mp.br), quanto para o antigo endereço (@mp.al.gov.br). Da mesma forma, quem digitar o endereço antigo do portal (www.mp.al.gov.br) será direcionado para o novo endereço (www.mpal.mp.br).
“Os endereços "mpal.mp.br" e "mp.al.gov.br" coexistirão durante o tempo de transição de domínios. ?Estamos trabalhando para que os endereços eletrônicos institucionais (sistemas, intranet e correio eletrônico) permaneçam em atividade simultaneamente para não prejudicar a comunicação nesse primeiro momento", explicou o diretor de Tecnologia da Informação, Marcel de Castro Vasconcelos.
O portal mais completo
O portal do MPAL foi redesenhado visando facilitar o acesso às informações institucionais aos cidadãos alagoanos. Ele possui novas secções e, as que já existiam, ganharam desenhos mais modernos.
O novo endereço eletrônico (www.mpal.mp.br) atende à Resolução n° 91/2013 do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), que estabeleceu a utilização do domínio "mp.br" nos sítios eletrônicos de todas as unidades do Ministérios Públicos brasileiro, visando fortalecer a instituição, que tem autonomia funcional e administrativa assegurada no art. Nº 127 da Constituição Federal.
O prazo determinado pelo CNMP para que todos os Mps do País implantem o novo endereço se encerra em 27 de junho deste ano.
"Criar um domínio exclusivo para os órgãos ministeriais representa o fortalecimento da imagem do Ministério Público. Além de facilitar o acesso e demonstrar a correta atuação do MP ao cidadão, ficará clara a distinção entre os poderes Executivo (gov.br), Legislativo (leg.br) e Judiciário (jus.br) nos domínios publicados na web”, destacou o procurador de Justiça e presidente do Comitê Estratégico de Tecnologia de Informação do MPAL, Antiógenes Marques de Lira.
Os e-mails
Todos os membros e servidores já possuem e-mail institucional no padrão nome.sobrenome@mpal.mp.gov.br e com o objetivo de esclarecer e dirimir dúvidas a Diretoria de Tecnologia da Informação estará à disposição através dos telefones: (82) 2122-3545 / 3544.