O Instituto Médico Legal (IML) retomou nesta sexta-feira (31) as exumações dos corpos que foram enterrados sem a realização da necropsia. De início serão realizadas 11 exumações por determinação judicial. Outras 26 podem ser realizadas de forma indireta sem a realização do processo.

O médico João Guimarães disse que o IML deslocou o médico legista Antônio Xisto de Arapiraca para reforçar a equipe que dará continuidade aos exames. Serão realizadas exumações por determinação judicial em 11 corpos. Outros 26 corpos de vítimas de acidente de trânsito podem ter o laudo emitido de forma indireta.

Segundo explicou o médico, é possível emitir os atestados de óbito com base em fotografias, laudos do Instituto de Criminalística, Prontuários do Hospital Geral do Estado (HGE). A equipe de posse desses documentos avalia se há a possibilidade de emitir o laudo sem a realização da exumação.

“Estamos trabalhando com um cronograma e deslocamos um médico de Arapiraca para reforçar a equipe. A médica da Força Nacional que estava aqui vai voltar para ajudar nos trabalhos e depois desses 37 laudos, o IML só irá realizar exumações com ordem da Justiça”, disse.

Guimarães explicou que a médica legista do Amazonas voltará para Maceió agora, depois de ter resolvido os impasses com documentação. Na época, o IMl não enviou ao Conselho de Medicina um comunicado informando que a médica estaria desempenhando trabalhos na cidade. O médico informou que o IML já comunicou à entidade e a médica deve retornar para ajudar nos trabalhos.

A retomada das exumações aconteceu com a avaliação do corpo da jovem Lícia Gardênia Lima de Almirante, de 23 anos. Este será o segundo corpo exumado pela equipe do IML. A jovem foi assassinada a tiros em junho de 2012 a tiros no bairro do Poço.

A mãe da jovem, Lúcia de Oliveira Lima, acompanhou em silêncio todo o procedimento. Ela afirmou ser um momento doloroso voltar a falar no caso. “Eu necessito desse laudo porque tive problemas para dar entrada no Bolsa Família, mas não é fácil ver o corpo da minha filha deste jeito”, afirmou.