As mensagens de amor com pedidos de paz e tolerância foram estampadas nos tradicionais tapetes de Corpus Christi montados pelas ruas do Centro da capital alagoana por onde centenas de fiéis acompanharam a procissão santa nesta quinta-feira (30). A ornamentação teve início por volta do meio dia quando jovens ligados a movimentos da Igreja Católica prepararam os tapetes com pó de serra. A tradição de enfeitar as ruas começou pela cidade de Ouro Preto em Minas Gerais.
Entoando cânticos religiosos e orações cristãs, adultos, jovens, crianças e idosos seguiam louvando a Jesus Cristo no cortejo religioso que saiu da Catedral em direção à Praça dos Martírios, local onde foi montado um enorme palco para a celebração de uma missa campal.
Pela manhã, o arcebispo metropolitano de Maceió, Dom Antônio Muniz, participou da missa de Corpus Christi e à tarde seguiu num carro aberto decorado com flores. A solenidade de Corpus Christi acontece sempre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão a quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia. A festa é uma das mais antigas da Igreja Católica.
Para Dom Antônio Muniz, o dia de Corpus Christi é um momento importante na Igreja Católica por ser a oportunidade de toda a sociedade cristã reforçar a certeza de que Jesus vive entre todos. Ele lembra que a procissão é muito mais que uma simples caminhada. “Centenas de fiéis compareceram e mostraram o quanto glorificam o nome de Jesus Cristo”, disse.
O olhar dos cristãos antes e durante a procissão era de emoção. Maria do Carmo tem 72 anos e integra o grupo de orações da Paróquia de Santo Antônio, no bairro de Bebedouro. Ela sempre acompanha os cortejos e acha importante estar presente nos eventos católicos para firmar seu compromisso como cristã.
“É uma tradição que faço questão de estar presente todos os anos. Jesus Cristo é amor e estar aqui é um ato de louvor a Ele. É encantador acompanhar a procissão, ver os tapetes que transmitem a mensagem de amor e paz para o mundo. Estamos sempre juntos na igreja, com as orações e vivemos para trabalhar e trazer mais pessoas para perto do Nosso Senhor”, contou a cristã.
Para a procissão, várias ruas do Centro foram interditadas pela Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT). A interdição das vias teve início às 12h30, desta quinta-feira (30), e à medida que a procissão passava, as ruas serão imediatamente liberadas. Duas viaturas deram suporte ao evento religioso.
























