Desde a última segunda-feira a Arquidiocese de Maceió iniciou Tríduo Eucarístico em preparação para a Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo – “Corpus Christi”, que terá como ponto principal a tradicional missa solene e a procissão no Centro de Maceió.

Segundo o padre Érico Rodrigues, este ano, além da celebração do sacrifício de cristo, o feriado de Corpus Christini terá cunho de manutenção da igreja do Rosário. “A Igreja do Rosário desde o final de 1945 tornou-se o Santuário Eucarístico da Arquidiocese, com Missa e Adoração diária ao Santíssimo Sacramento. Neste ano, o Tríduo terá a responsabilidade das paróquias que compõem o Setor Centro e todas as ofertas serão destinadas ao conserto do forro e a manutenção do Santuário”, destaca o sacerdote.

Desde a última segunda-feira, solenidades estão sendo realizadas em celebração do feriado de “Corpus Christi”. Na segunda-feira, missa que foi transmitida pela Rádio Difusora, na terça-feira missas na Paróquia Santa Rita de Cássia (Farol) e Paróquia Nossa Senhora das Graças (Pitanguinha) e na quarta-feira missa na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes (Jardim do Horto) e Paróquia Menino Jesus de Praga (Jardim das Acácias).

Nesta quinta-feira, ponto principal da celebração, a missa solene será realizada na igreja da Catedral e será presidida por Dom Antônio Muniz Fernandes. No período da tarde, o grande evento, que terá a procissão Eucarística, saindo da Catedral, encerrando-se na Praça dos Martírios.

HISTÓRIA

Corpus Christi significa Corpo de Cristo, vem do latim, e tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. É uma festa religiosa da Igreja Católica. A festa de Corpus Christi acontece sempre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão a quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia.

Corpus Christi é feriado nacional no Brasil desde 1961. São celebradas missas festivas e as ruas são enfeitadas para a passagem da procissão onde é conduzido geralmente pelo Bispo, ou no caso de não haver, o pároco da Igreja,o Santíssimo Sacramento que é acompanhada por multidões de fiéis em cada cidade brasileira.

A tradição de enfeitar as ruas começou pela cidade de Ouro Preto em Minas Gerais. A procissão pelas vias públicas, é uma recomendação do Código de Direito Canônico que determina ao Bispo Diocesano que tome as providências para que ocorra toda a celebração, para testemunhar a adoração e veneração para com a Santíssima Eucaristia.

A procissão de Corpus Christi lembra a caminhada do povo de Deus, peregrino, em busca da Terra Prometida. O Antigo Testamento diz que o povo peregrino foi alimentado com maná, no deserto. Com a instituição da eucaristia o povo é alimentado com o próprio corpo de Cristo.