Diante dos rumores de uma contaminação devido à gripe H1N1 em Maceió, resultando inclusive em óbitos, a Secretaria Municipal de Saúde contestou alguns números divulgados e confirmou a quantidade de casos e as medidas que estão sendo tomadas para controlar os casos na capital.
O número de casos que segundo informações preliminares, ultrapassava as 15 suspeitas de H1N1, foi contestado pela Secretaria Municipal de Saúde, que afirma terem sido registrados 12 casos na grande Maceió.
Oficialmente, nenhum caso da doença foi confirmado, uma vez que os exames estão sendo realizados, parte em Maceió e alguns mais detalhados estão sendo encaminhados para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro.
Em meio as suspeitas, quatro pessoas com sintomas semelhantes a gripe H1N1 vieram a óbito nas unidades de saúde da capital. Estes casos inclusive, serão avaliados como parâmetros pela Fiocruz, que ainda não especulou prazos para a conclusão da análise.
No entanto, a SMS, em contato com a reportagem do CadaMinuto, afirma que o tratamento é iniciado mesmo sem a confirmação da doença, com as medicações estando disponíveis nos posto de saúde do Município.
O CadaMinuto ainda questionou a Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenadora da Vigilância Epidemiológica do Município, Thaís Barreto Fernandes e a técnica responsável, Viviane Rodrigues, as recomendações que estão sendo feitas aos médicos e pacientes.
Os médicos da rede pública estão recebendo treinamento em Protocolo de Atendimento desde maio de 2012. Com relação aos pacientes, que em suspeita de qualquer tipo de gripe, todos devem lavar as mãos e usar lencinho ao espirrar. Caso não resolva, procurar uma unidade de saúde do município.
