O mistério da morte

26/05/2013 22:07 - Blog do Marques
Por José Marques
Image

“Fora da Cruz não existe outra escada por onde subir ao céu”. S. Rosa de Lima

O sentimento da perda é muito grande quando alguém próximo, familiar ou amigo morre. Todos, sentimos a ausência do amor materializado em alguém. O que permanece é o amor que guardamos em nossos corações.

“É diante da morte que o enigma da condição humana atinge seu ponto mais alto”.

A morte é ponto de partida para uma nova etapa de nossa existência, ultrapassando o sentido de materialidade, onde começaremos a vida junto a Santíssima Trindade e toda igreja, na qual já fazemos parte de seu corpo, cuja cabeça é Cristo.

Jesus morre para executar o projeto divino de salvação. Prova maior do amor benevolente de Deus por nós: “Nisto consiste o amor: não fomos nós que amamos a Deus, mas foi Ele quem nos amou e enviou-nos o seu Filho como vítima de expiação pelos nossos pecados”.

A nossa fé é sustentada na ressurreição do Cristo, que do mesmo jeito acontecerá com todos nós. A ressurreição é o ato de união de nossa alma ao nosso corpo, depois da morte, pela onipotência de Deus, que restituirá a nossa vida incorruptível.

O sentido da morte para o cristão é a morte em Cristo, onde “a vida é Cristo e morrer é lucro”. Graças ao Cristo Jesus, a morte tem um sentido novo e positivo. A obediência de Jesus transforma a morte numa benção. Pois a morte é o caminho para o encontro pleno com Cristo. Como diria o apóstolo Paulo: “o meu desejo é partir e ir estar com Cristo”.

O nosso conforto é em estar com o Cristo ressuscitado e pelo mistério da sua ressurreição ressuscitar também. Para os que crêem a vida não é tirada e sim transformada!

Nossa sustentação, enquanto vivos, é saber que quem amamos partiu para uma nova vida, a vida eterna, ao lado de todos os santos. Vida em Cristo ressuscitado e vencedor da morte.

Termino com as palavras da Igreja em nossa doce segurança da ressurreição:

“Deixa este mundo, alma cristã, em nome do Pai todo-poderoso que te criou, em nome de Jesus Cristo, o Filho de Deus vivo, que sofreu por ti, em nome do Espírito Santo que foi derramado em ti. Toma o teu lugar hoje na paz, e fixa tua morada com Deus na santa Sião, com a Virgem Maria, a Mãe de Deus, com São José, os anjos e todos os santos de Deus. (…) Volta para junto do teu criador que te formou do pó da terra. Que na hora em que a tua alma sair do teu corpo, se apressem a teu encontro Maria, os anjos e todos os santos. (…) Que possas ver o teu Redentor face a face (…).”

LEIA O BLOG DO MARQUES AQUI NO CADAMINUTO!

Siga-me no Twitter: @Marques_JM

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..