O prefeito Rui Palmeira participou na manhã desta quarta-feira (22) da apresentação do relatório da visita às Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) do Rio de Janeiro, realizada no início deste mês, pelo presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), Vinícius Palmeira, e pela secretária-adjunta da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Cidadania (Semsc), Mônica Suruagy. O encontro contou com a presença dos secretários municipais da Semsc, Edmilson Cavalcante, e de Gabinete, Adriana Vilela Toledo.
Para o prefeito, conhecer as experiências sociais que estão dando certo em outras cidades é uma forma positiva de auxílio à criação de projetos em benefício da população de Maceió. “Acho importante observar as peculiaridades de outras comunidades e debater que tipo de ação semelhante poderá ser realizada no nosso município”, falou.
Mônica Suruagy explicou que entre os fatores positivos das UPPs foi verificada a agilidade no planejamento de atividades, como também, o diálogo com a comunidade, observando as necessidades dos indivíduos isoladamente. Ela disse que as reuniões no Rio de Janeiro foram exitosas e consolidaram a necessidade de formular ações similares para redução da violência na capital.
Segundo Adriana Toledo, um plano de ação deverá ser criado para mapear a cidade. Depois, será realizado um diagnóstico social, que analisará a situação de cada território. Inicialmente, o trabalho deverá ser implantado numa das bases comunitárias de Maceió, que estão localizadas no Conjunto Carminha, Selma Bandeira, Osman Loureiro, Vergel do Lago, Jacintinho e Santa Maria.
Rio de Janeiro
Os secretários participaram, a convite do governo do Estado de Alagoas, nos dias 2 e 3 de maio, de reuniões sobre as unidades.
No primeiro dia, os secretários, junto com os demais integrantes da comitiva de Alagoas, se reuniram no Instituto Pereira Passos, com o subsecretário de Planejamento e Integração Operacional do Rio de Janeiro, Roberto Sá. Ele apresentou o processo de concepção das UPPs e explicou sobre a necessidade de elaboração de uma ação de segurança diferenciada e imediata. Além da reunião, a comitiva visitou a UPP do Morro Santa Marta, localizada em Botafogo.
Já no segundo dia, a comitiva se reuniu com a presidente do Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos, Eduarda La Roque, que explicou sobre as ações das UPPs sob a ótica municipal, enfatizando os fatores econômicos, sociais e sustentáveis. Depois, eles visitaram o Morro dos Prazeres.









