Orientar as famílias sobre abusos sexuais contra a criança e o adolescente está entre os cuidados da Prefeitura Municipal de Maceió. O trabalho desenvolvido pela governo municipal transforma-se, nesta quinta-feira (16), em duas grandes ações com intuito de alertar a população sobre o problema.
Segundo a programação, que já tem calendário nacional, uma caminhada de enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes será realizada a partir das 9h em frente ao CREAS Orla Lagunar, na Rua Marquês de Pombal, no Vergel do Lago.
A Secretaria Municipal de Educação também participa ativamente da campanha. Por intermédio da Diretoria Geral de Ensino, os alunos do 3º ao 5º ano, da Escola Rui Palmeira, participam de atividades lúdico informativas, do projeto-piloto “Crianças e Adolescentes em situação de abuso e exploração sexual: desvelando vozes silenciadas, quebrando o ciclo de violência”.
Programação
As atividades de enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes tiveram início no final do mês de abril e seguem até o dia 28 deste mês. A programação começou com palestras e teatros de fantoches nas escolas da rede pública de ensino, localizada nas regiões com maior vulnerabilidade social.
A programação inclui ainda a participação da Secretaria Municipal de Assistência Social na Audiência Pública conjunta da Assembleia Legislativa e Câmara Municipal. Na oportunidade, serão anunciados e premiados os vencedores do 1° Concurso de Redação e Desenho, realizado com os estudantes da rede pública de ensino que participaram da campanha. A audiência está marcada para as 9h, na Assembleia Legislativa.
Encerrando a campanha, no dia 18, será realizada uma caminhada no bairro do Benedito Bentes. A concentração está marcada para as 13h, no Conjunto Cidade Sorriso II, Rua P, Quadra E lote 01.
Todas as ações acontecem de forma integrada com os Conselhos da Criança e do Adolescente, Conselhos Tutelares, Secretaria Municipal de Educação, Conselhos da Criança e do Adolescente, Corregedoria Geral de Justiça, Ministério Público Estadual, Ministério Público do Trabalho em Alagoas, Procon, Secretarias de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social; da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos; e de Educação, Câmara de Vereadores, Assembleia Legislativa, além de diversos outras entidades do poder público e da sociedade civil.
A data
O 18 de Maio foi instituído pela Lei Nº 9.970, em 1998, como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data foi escolhida porque no mesmo dia, em 1973, foi sequestrada, estuprada e morta a menina Araceli Cabrera Sanches, de 8 anos. O Caso Araceli, que continua impune, aconteceu na cidade de Vitória, no Espírito Santo, e envolveu nomes conhecidos da sociedade capixaba.









