A promotora Micheline Laurindo Tenório Silveira dos Anjos, da 26ª promotoria da Capital,  instaurou um procedimento preparatório para investigar a precariedade da prestação de serviços pediátricos do Hospital Geral do Estado (HGE). Uma portaria especificando a resolução foi publicada no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (14).

No texto, a promotora afirma que há a necessidade de acompanhamento da assistência pediátrica que vem sendo prestada na unidade hospitalar. Segundo a portaria, em 2010 a Secretaria de Saúde se comprometeu a dar andamento à segunda etapa da reforma do HGE, que incluiria a construção de uma unidade de pediatria, com leitos de UTI pediátrica, mas até o momento não há notícias sobre a inauguração da obra.

No dia 22 de abril deste ano, os promotores da 26ª Promotoria de justiça da capital, Dra. Micheline Laurindo Tenório Silveira dos Anjos e Ubirajara Ramos dos Santos, e o promotor de justiça da 13ª Promotoria de Justiça da capital, Luiz de Albuquerque Medeiros Filho, realizaram, juntamente com o Presidente do Conselho dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente, Cláudio Fernando Rodrigues Soriano, uma visita ao HGE e verificaram as condições precárias com que está sendo desenvolvido o serviço de pediatria no hospital.

 “Crianças internadas em cadeiras plásticas, crianças internadas em leitos no corredor, presença de mais de uma criança por leito, falta de leito de UTI pediátrica, ausência de alguns medicamentos necessários ao tratamento pediátrico. Há que se ressaltar que, na ocasião, foi constatado que, dentre as crianças internadas com assistência de?citária, quatro delas eram cardiopatas em sofrimento por insuficiência respiratória, sendo que, destas, três pesavam menos de 10 quilos”, afirmou. Serão realizadas algumas diligências necessárias para a complementação do processo investigativo.

A promotoria convocou uma reunião com a direção do hospital acompanhado de um médico plantonista da emergência pediátrica, um médico da UTI pediátrica, um médico da enfermaria pediátrica e do coordenador geral da pediatria. Foi convocado também o presidente do Conselho de Direitos Humanos da Criança e do Adolescente, Cláudio Fernando Soriano.