O Ministério da Educação lançou esta semana o edital com as regras, os procedimentos e os prazos da edição do Exame Nacional do Ensino Médio 2013. Uma dessas normas estabelece que no ato da inscrição, o participante tenha em mãos, os números de seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) e do seu documento de identidade.
Apesar de, esses documentos serem obrigatórios para a efetivação da inscrição desde que o ENEM foi criado em 1998, a maioria dos participantes deixam para solicitá-los em cima da hora, quando o prazo esta acabando. Todos os anos acontecem à mesma coisa, pessoas retardatárias lotam os postos dos Institutos de Identificação na expectativa de tirar o documento de identidade às pressas.
Como as inscrições para o ENEM começa na próxima segunda-feira (13) e se encerrarão no dia 27 de maio, a direção do Instituto de Identificação de Alagoas faz um alerta para esses retardatários que não possuem o RG. Os interessados em fazer o ENEM devem procurar a sede do Instituto de Identificação no Centro para dá entrada imediata na carteira de identidade.
“Conseguimos com a empresa responsável pela confecção das carteiras, a redução do prazo de entrega de 20 para 10 dias. Mas é necessário que as pessoas nos procurem até o dia 17, ou seja, 10 dias antes do prazo final das inscrições para que tenhamos tempo hábil para entregar o documento em tempo dela fazer a inscrição sem problemas”. Explicou Maria Madalena Cardoso, diretora do II.
A diretora esclareceu que no ano passado tiveram vários casos de alunos que deixaram para solicitar o documento no último dia de inscrição. Essas pessoas acabaram perdendo o prazo e a oportunidade de participar do exame. “É importante também que a pessoa no ato da inscrição informe ao atendente que a finalidade do documento é para se inscrever e fazer a prova, com isso à equipe do II providenciará que o RG sai no prazo previsto”, alertou Madalena.
Para solicitar a primeira via que é gratuita, o cidadão precisa apresentar certidão de nascimento ou de casamento, original e cópia. No caso de segunda via, os documentos necessários são os mesmos, mais o comprovante de pagamento da taxa.










