A Corregedoria-Geral da Justiça de Alagoas (CGJ-AL) publicou a Portaria nº 170, de 29 de abril de 2013, que determina a realização de levantamento interno em todos os setores do órgão com a finalidade de efetivar, no prazo de 15 dias, a comparação entre o número de processos administrativos fisicamente existentes e as informações contidas no Sisproad.
Cada setor deverá extrair relatório do Sisproad, contendo todos os processos que se encontram em tramitação, a partir do seguinte procedimento: Menu relatório, processos no setor, processos em tramitação (recebidos). Após o levantamento, o setor competente deverá diligenciar no sentido de realizar os encaminhamentos necessários, localizando os correspondentes feitos e dando o devido andamento.
Os processos recebidos no Sisproad que não foram localizados no setor deverão ser baixados, fazendo constar no campo "Observação" a informação de que se trata de "Arquivamento Extraordinário", limitado ao número de 20 processos por lote. É necessário seguir o seguinte procedimento: Menu movimentar, arquivar em lote.
Para publicação da portaria o Corregedor Alcides Gusmão da Silva considerou as metas estabelecidas no Planejamento Estratégico da CGJ-AL para o biênio 2013-2014, ressaltando aquelas que visam dinamizar o trâmite processual concernente aos processos administrativos e ainda, a necessidade da realização de levantamento dos feitos administrativos que se encontram em cada setor, com o objetivo de detectar e corrigir as incongruências existentes entre as informações apresentadas no Sisporad e o número de processos que se encontram em tramitação.