O vereador Leonardo Dias (PL) fez um apelo direto à bancada federal alagoana, nesta terça-feira (25), defendendo a aprovação da anistia aos presos do 8 de janeiro, medida que ele classificou como essencial para reparar “uma das maiores injustiças do Judiciário brasileiro”.

Durante vídeo publicado em suas redes sociais, Dias afirmou que o caminho para socorrer os detidos e também o ex-presidente Jair Bolsonaro é pressionar os deputados federais. Segundo ele, parte da bancada de Alagoas já sinalizou apoio à proposta.

“O delegado Fábio Costa e Alfredo Gaspar votarão a favor. Arthur Lira também deve votar, porque já se posicionou contra a prisão de Bolsonaro”, disse.

O vereador citou ainda o posicionamento do deputado Marx Beltrão. “Ele votou pela urgência e afirmou que as medidas contra Bolsonaro são desproporcionais e têm traços de vingança”, destacou.

Por outro lado, Leonardo Dias afirmou não ter expectativa de apoio dos deputados Paulão e Isnaldo Bulhões. “Esses são casos perdidos. São chaveiros do Lula e não vale gastar energia”, declarou.

Dias reforçou que há três votos que podem ser favoráveis a partir de uma mobilização popular: Luciano Amaral, Daniel Barbosa e Rafael Brito. De acordo com Dias, esses parlamentares precisam “sentir a pressão” da sociedade para não se alinharem ao que ele considera uma “injustiça promovida pelo Judiciário”.

“A hora é agora. Precisamos de uma anistia ampla, geral e irrestrita”, concluiu.