Os cidadãos de Traipu recebem atendimento gratuito de oftalmologistas nesta quinta-feira (02). Estão sendo realizados exames para verificar a incidência de catarata, pterígio e glaucoma em pessoas com mais de 40 anos. Os casos diagnosticados recebem tratamento a partir desta sexta-feira (03). As atividades são realizadas através de uma parceria entre a Prefeitura de Traipu e o Instituto Oftalmológico de Alagoas (Iofal).
Os exames estão sendo realizados no ginásio municipal de esportes, o Ribeirão. Desde o começo da manhã, vários oftalmologistas avaliam a saúde ocular de homens e mulheres com mais de 40 anos. “Limitamos o público a pessoas com mais de 40 anos porque é a partir dessa idade que existem mais casos dessas doenças. E trouxemos a clínica para o município para facilitar o acesso do cidadão”, explica o secretário municipal de Saúde, Etinho Dias.
Qualquer pessoa acima da idade mínima pode ser atendida pelos médicos, basta levar o cartão do SUS. Quem for diagnosticado com alguma doença ocular vai receber tratamento, inclusive cirurgia, nesta sexta-feira e sábado (02 e 03). “O nosso objetivo é tratar, definitivamente, esses problemas de vista. Assim a população do nosso município será mais saudável, terá uma melhor qualidade de vida”, pontua Etinho. As cirurgias de catarata e pterígio serão realizadas na Casa Maternal.
A Prefeitura está disponibilizando veículos para buscar e, posteriormente, deixar em casa os moradores dos povoados mais distantes nesta quinta-feira e nos dois de tratamento. “A Prefeitura tem que estar a serviço do povo. E, ao conseguirmos essa parceria com o Iofal, assumimos o compromisso de levar as pessoas para o atendimento e também para o tratamento”, comenta a prefeita Conceição Tavares. Também haverá distribuição gratuita de colírios e agendamento de consultas de acompanhamento.
Mais de 2 mil pessoas serão atendidas pelos oftalmologistas do Iofal. Durante todo o mês de abril, agente de saúde visitaram casas e agendaram a consulta das pessoas que apresentavam sintomas das doenças. As atividades são coordenadas pelos setores de Atenção à Saúde e de Vigilância e Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Traipu.