Tomou posse na tarde desta segunda-feira (15), como desembargador eleitoral efetivo do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), o juiz Alberto Jorge Correia de Barros Lima. A solenidade reuniu, no auditório do TRE, autoridades civis e militares, magistrados, membros do Ministério Público, amigos e familiares do empossado.
O mais novo desembargador eleitoral alagoano foi encaminhado ao Plenário da Corte Eleitoral pelos desembargadores eleitorais Sebastião Costa Filho, vice-presidente, Ivan Vasconcelos Brito Júnior, corregedor-geral da Justiça Eleitoral e pelo procurador Eleitoral, Rodrigo Tenório.
Coube ao desembargador Sebastião Costa Filho fazer o discurso de saudação ao empossado. Ao iniciar seu pronunciamento, Costa Filho falou sobre a necessidade que a atual sociedade possui de poder contar com magistrados lúcidos e prudentes, dotados de uma combinação de vigor intelectual, capacitando-os a interpretar as inovações legislativas, e de um vigor moral que não lhes permita deturpá-las.
“Sei que o Dr. Alberto Jorge é portador do necessário senso de responsabilidade para bem exercer a desafiadora missão de que é agora investido, e esta minha convicção vem da experiência. Mesmo os que não o conhecem intimamente estão a par da sua notável trajetória pública”, disse Costa Filho, relembrando as passagens do juiz como professor, magistrado com mais de vinte anos de atuação na primeira instância, como auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas (TJ/AL) e na direção da Escola Superior da Magistratura (Esmal).
O desembargador Sebastião Costa finalizou suas palavras destacando que o juiz Alberto Jorge Correia “é um exemplo emblemático de uma geração de magistrados que, experimentados mas jovens, ascendem agora aos nossos Tribunais, imbuídos do dinamismo e da sensibilidade social que os tempos atuais exigem”.
Colegas de bancada também saudaram o novo desembargador eleitoral
Iniciando as saudações dos demais membros do Pleno do TRE/AL, o desembargador Eleitoral Luciano Guimarães Mata desejou toda a felicidade ao recém-empossado integrante, destacando-o como um ser letrado, humanista e que, certamente, se apaixonará pela Justiça Eleitoral em um curto espaço de tempo.
“O juiz Aberto Jorge é um farol na parte intelectual e também na parte moral. O povo de Alagoas já ganhou muito com essa presença na Justiça Eleitoral”, acrescentou o desembargador eleitoral Fernando Maciel.
Os desembargadores Frederico Wildson e Ivan Vasconcelos Brito também deram as boas vindas ao juiz Alberto Jorge. O procurador da República Rodrigo Tenório, representante do Ministério Público Eleitoral, comentou sobre a capacidade intelectual e a retidão moral do empossado que, segundo ele, “chega à Justiça Eleitoral amparado apenas por seu currículo e por sua trajetória profissional. Sua atuação aqui no TRE coroará sua carreira”.